Em 7 de setembro de 1822, o então imperador, Dom Pedro I, declarou oficialmente a independência do Brasil em relação a Portugal. A partir daí, o país passou a ter a sua própria história, com subidas e descidas que, se virasse uma série, seria uma das boas, com temporadas bem interessantes.
Mas, enquanto isso não acontece, confira 10 filmes e séries brasileiros que vão te ajudar a entender essa nação kafkaniana que tanto amamos
Neste filme é mostrado o período colonial vivido no Brasil, sobretudo a chegada da corte portuguesa, em 1808, que trouxe com ela diversos avanços ao Brasil que até então um país totalmente ruralizado. Desde coisas mais simples, como iluminação e asfaltamento, até coisas mais sofisticadas das quais a nobreza não abria mão mesmo tão distante da Europa.
Se você se deparar com alguém que insiste em dizer que o Brasil não teve uma ditadura militar entre as décadas de 60 e 80, então é só pedir para que ele assista a “O que é isso companheiro?”.
O filme retrata o sequestro de Charles Burke Elbrick, então embaixador dos EUA no Brasil, por integrantes do MR-8, um grupo de luta armada contra a ditadura militar. Além do episódio em si, o longa se destaca por mostrar em detalhes como era o país quando governado pelos generais, com a perseguição a opositores do regime e como pensar em voltar a uma época tão sombria é sempre um péssimo negócio.
Talvez o melhor filme já feito pelo cinema brasileiro, Cidade de Deus mostra o dia a dia da favela carioca de Cidade de Deus sob a ótica de Buscapé, um aspirante a fotógrafo que precisa encarar o violento cotidiano do local, sob o domínio do traficante Zé Pequeno.
O filme escancara de forma nítida como surgiu a favelização do Rio de Janeiro, o crescimento do tráfico de drogas e a omissão das autoridades. E permite que o público entenda melhor como a capital carioca chegou na situação caótica em que se encontra atualmente.
Tropa de Elite talvez seja o filme que mais gerou discussão na sociedade brasileira nos últimos 30 anos. Isso porque ele levanta diversas questões sobre o tráfico de drogas diversas perguntas: o culpado é quem vende ou quem consome? O uso da violência (incluindo a tortura) pela polícia contra a população mais pobre é justificável para que prenda os traficantes? Além da discussão em si, trata-se de um senhor filme. Atuações e roteiros afiadíssimos, edição espetacular e frases que caíram no gosto popular e são repetidas até hoje.
Se quase sempre as sequências de filmes tendem a ser inferiores aos originais, o segundo filme de Tropa de Elite se mostra uma bem-vinda exceção. Se no primeiro longa o tráfico e a violência policial eram os temas, a sua sequência mostra porque o Brasil é um galinheiro governado pelas raposas.
O filme mostra como foi surgimento das milícias de policiais militares que dominam as favelas cariocas e como os políticos fazem uso dela para se elegerem e perpetuar a corrupção. Outro filmaço, com atuações espetaculares e que mostra que quem não aprecia política costuma ser governado por aqueles que gostam.
O magnata das comunicações Assis Chateaubriand (Marco Ricca) é a estrela principal de um programa de TV chamado “O Julgamento do Século”, realizado bem no dia de sua morte. É nele que Chatô relembra fatos marcantes de sua vida, como seus casamentos, paixões não-correspondidas, como manipulava as notícias nos veículos de comunicação que comandava e a estreita e conturbada ligação com Getúlio Vargas, que teve início ainda antes dele se tornar presidente. Ótimo filme para entender o papel da mídia na história brasileira.
Exibida pela Rede Globo em 2006, a minisérie narra os 74 anos de vida de Juscelino Kubitschek, que nos anos 50 trouxe grandes novidades para o Brasil. Nele, é possível acompanhar a evolução pela qual passou o país em meados do século 20, o que inclui a construção de Brasília e o endividamento contraído em nome do crescimento.
Onde: Globo Play
Carlos Eduardo (Cadu) é um pacato advogado com forte senso de justiça e que jamais cometeu uma infração. Mas ele acaba sendo confundido com um chefe do tráfico de drogas e acaba preso. Na cadeia, na política ou em terras estrangeiras, se quiser sobreviver, ele vai ter que se passar por outra pessoa.
Esta série questiona com competência, as linhas perigosas que precisamos cruzar para sobreviver e até onde os fins justificam os meios. Além de tudo, é tensa e conta com ótimas atuações.
Onde: Fox
Em um futuro pós-apocalíptico, o planeta é um lugar devastado e “O Continente” é uma região do Brasil miserável, decadente e escassa de recursos. Aos 20 anos de idade, todo cidadão recebe a chance de passar pelo Processo, uma rigorosa seleção de provas físicas, morais e psicológicas que oferece a chance de ascender ao Mar Alto, uma região onde tudo é abundante e as oportunidades de vida são extensas. Entretanto, somente 3% dos inscritos chegarão até lá.
Ainda que o roteiro e algumas das atuações deixem a desejar, 3% mostra um cenário interessante de divisão de classes, tratando de temas importantes como, por exemplo, até onde vai o senso de coletividade do ser humano (e do brasileiro, especificamente).
Onde: Netflix
Quer acompanhar a origem da Operação Lava Jato, que toma conta do país até hoje e envolve políticos de todos os partidos e de todos os espectros ideológicos? Então é só conferir essa série criada por José Padilha (Tropa de Elite) e entender como a corrupção se tornou algo endêmico no Brasil.
Onde: Netflix
E uma das formas de você assistir os filmes e séries é aproveitar as ofertas do Clube de Vantagens Certisign
O Clube de Vantagens Certisign é um programa de relacionamento que garante descontos exclusivos nas maiores lojas virtuais do Brasil. Nele, você pode comprar filmes e séries em lojas virtuais como o da Livraria Cultura (15% OFF) e FNAC (15%OFF) e ainda pagar meia entrada na rede Cinemark.
Para ter acesso, basta ter, comprar ou renovar o Certificado Digital Certisign. Esse é mais um benefício que somente os clientes da Autoridade Certificadora líder da América Latina têm. São mais de 21 anos de história oferecendo inovação e vantagens aos clientes.
Você também pode gostar: Declare 5 independências com o Certificado Digital
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…