Quando falamos de biometria da voz, muita gente lembra dos filmes de ação e espionagem, em que sistemas de segurança sofisticados exigem uma senha com uma voz específica. Ficção à parte, isso não deixa de ser um exemplo válido de aplicação da tecnologia de reconhecimento de voz. Mas, afinal, o que é a voz? Tecnicamente a voz pode ser considerada como o som, resultante da vibração das cordas vocais, provocada pela passagem do ar, através da laringe. A voz é a forma mais comum de comunicação e tem uma grande importância nas relações sociais e na vida profissional, por isso, é fundamental usá-las de forma correta.
O que você talvez não saiba é que essa tecnologia já é empregada em tarefas do nosso cotidiano. Ela está presente no atendimento eletrônico da sua operadora, quando pede para você anunciar sua solicitação em poucas palavras, por exemplo. Está também nos aplicativos que reconhecem músicas que estão sendo tocadas e encontram seu título e banda ou cantor que a executa. Mas, além disso, a voz também é um importante componente da sua identidade. É possível identificar uma pessoa não apenas pelo seu tom ou timbre, mas também pela maneira como fala. O sotaque é um exemplo disso.
O sotaque, por definição, é uma maneira particular de pronunciar fonemas ou grupo de palavras em um determinado idioma. O que, a princípio, parece ser apenas uma curiosidade, pode ser uma maneira bastante eficiente de determinar diversas características do interlocutor, como a região onde vive, grupo social, sexo, idade e até mesmo se é um estrangeiro.
O Brasil é um país extremamente rico em matéria de sotaques, não apenas por causa do tamanho, mas pelos diversos povos que o colonizaram. O português trouxe o principal sotaque daquela época, mas isso não impediu que houvesse influências holandesas, espanholas, alemãs, italianas, indígenas, africanas, entre outros.
As regiões do país são outros fatores importantes. A região sul recebeu muitos imigrantes alemães e italianos e, no Rio Grande do Sul, especificamente, houve influência dos países de fronteira que falavam o espanhol. São Paulo recebeu uma grande comunidade italiana, misturada a pessoas vindas das mais diversas regiões do país e do mundo. Já Pernambuco teve os holandeses, da época de Maurício de Nassau. Isso, para citar apenas alguns exemplos.
Vozes são tão variadas quanto pessoas, mas elas podem ser classificadas em grupos relativamente amplos, divididos em masculinos e femininos:
Já no ambiente digital, quando o assunto é assinar contratos e documentos, o Certificado Digital continua falando mais alto. Com ele, você resolve o que precisa com toda a segurança e validade jurídica.
Você também pode gosta de: Qual é a relação entre o tipo da sua assinatura com a sua personalidade
Não importa se é pessoa física ou jurídica, seja sempre você mesmo! Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui e seja uma pessoa segura.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…