Um planejamento com boa antecedência é essencial para que seu e-commerce tenha uma boa performance. E um dos itens que garantirão isso é o Certificado SSL. Que a Black Friday já é a segunda data mais importante do varejo no Brasil, depois do Natal, não é novidade. Para se ter uma ideia da força deste evento, uma pesquisa da Ebit/Nielsen apontou que em 2018, os quatro principais dias de promoções envolvendo a data – entre quinta e segunda-feira, quando acontece a Cyber Monday – fizeram com que o e-commerce brasileiro faturasse R$ 3,92 bilhões, correspondendo a um aumento de 24% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nada mal, não?
Portanto, em um ano em que a economia não anda bem das pernas e o crescimento do PIB não chegará nem a 1%, segundo analistas, os proprietários de lojas online não podem errar. Eles devem ser “cirúrgicos” no planejamento para a Black Friday a fim de fortalecer suas vendas e evitar ao máximo o infame “abandono de carrinhos” – quando o cliente desiste da compra a poucos cliques de finalizá-la. Inclusive, em 2017, um estudo da E-commerce Radar apontou que 82% dos consumidores brasileiros desistiram de comprar um produto, mesmo que ele tenha sido incluído na sacola virtual e restasse apenas escolher o modo de pagamento.
Entre os principais motivos apontados estão fretes e custos adicionais de cartão e boletos (como taxas que não são apresentadas de forma clara anteriormente), dificuldade de navegação – principalmente na versão mobile dos sites –, formulários de cadastro extensos e que pedem informações consideradas desnecessárias pelo consumidor e sensação de insegurança na hora de inserir os dados financeiros (sobretudo nos smartphones). Não basta, então, apenas oferecer aquele desconto tentador (até porque seus concorrentes também terão) para se dar bem na Black Friday. É preciso, também, focar na experiência do usuário, ter todas as informações claras e objetivas e, por fim, cuidar da segurança do seu site nos mínimos detalhes.
Logo, faltando 3 meses para Black Friday 2019, veja o que você deve começar a planejar para que as vendas do seu e-commerce atinjam as metas desejadas:
Foque sua estratégia de marketing digital para a data
Existem diversas maneiras de você turbinar desde já a sua estratégia de marketing digital para a Black Friday: uma delas é aumentar a sua base de clientes antes da data, atraindo novos leads (dados fornecidos pelas pessoas que interagiram com sua marca de alguma forma)… Crie conteúdos segmentados para cada plataforma (redes sociais, e-mail marketing, vídeos, AdWords, SEO, compra de palavras-chave etc.), destacando que sua loja já está se preparando para o evento e apontando alguns dos produtos que entrarão nas promoções. Isso permitirá que o consumidor planeje seu orçamento com antecedência para comprar.
Importante: tenha um cronograma para cada publicação e siga-o à risca. Além disso, não se esqueça de fazer testes A/B para verificar quais formatos estão performando melhor (cadastros, compartilhamento, tempo de visualização de vídeos, etc).
E, imprescindível, também, quem cada peça divulgada, haja um botão que permita que se cadastre para receber ofertas da sua loja e, claro, os teasers da Black Friday. Dessa forma, você renova sua base de leads e ainda “desperta” aqueles que não estavam interagindo com seu e-commerce.
Defina o estoque, negocie com fornecedores, precifique corretamente
Aproveitando que você tem um bom tempo hábil antes da Black Friday, faça um inventário do seu estoque e defina quais produtos entrarão em promoção e quais deles têm alta procura e podem atrair clientes.
Feito isso, faça uma análise da margem de lucro de cada um deles e converse com seus fornecedores, negociando preços, condições de pagamento especiais e capacidade de entrega. Além disso, claro, não perca a atenção da logística de envio para seus clientes. Cheque qual é o planejamento e condições para a data com empresas como Correios, DHL, Fedex, Loggi, entre outras.
Por fim, é importantíssimo que você defina a precificação correta de seus produtos para a Black Friday. Tenha em mente que os consumidores buscam pelos menores preços que encontrarem. Portanto, os descontos precisam ser relevantes, de uma forma que compense para quem compra e garante um lucro mínimo para quem vende.
Não se trata apenas de vendas
É evidente que você quer elevar o número de vendas de seu e-commerce em uma Black Friday. Mas a sua métrica de sucesso não pode ser apenas essa. Você pode definir outros KPIs para a data, os quais poderão ser úteis no futuro. Busque, por exemplo, um aumento de taxa de visitas para o seu site, maior número de seguidores alcançados de forma orgânica e paga nas redes sociais da sua loja e mais cadastros de clientes para sua base de dados para futuras promoções. Em resumo, entenda que a Black Friday não será a única data importante no varejo.
A segurança do seu site é tão importante quanto as ofertas
Você colocaria os dados do seu cartão de crédito em um site que traz a mensagem “Não seguro” estampada ao lado da barra de endereços? Pois é. E é essa frase que estará registrada em seu e-commerce se você não tiver um Certificado SSL confiável.
O Certificado SSL Certisign garante que todas as informações que trafegam no seu e-commerce (dados cadastrais, números de cartões de crédito, documentos como CPF e RG, endereços físicos e de e-mail, etc) estejam devidamente criptografadas e à prova de vazamentos e interceptações.
Além disso, com essas informações protegidas, seu e-commerce se adéqua ao compliance da LGPDP e não corre o risco de sofrer futuras sanções previstas para entrar em vigor em 2020, as quais punem empresas que não asseguram tratamento adequado em termos de privacidade e segurança aos dados que seus clientes e usuários deixam em seus bancos de dados.
Mantenha o seu Certificado SSL válido
E tão importante quanto ter um Certificado SSL é gerenciar a sua data de expiração, com o intuito de não ser surpreendido com uma troca/substituição/atualização do Certificado no meio de uma campanha de vendas. Para fazer isso no navegador Google Chrome, basta clicar no símbolo de cadeado, localizado do lado esquerdo superior, bem ao lado da barra de endereços. A seguir, clique na opção “Certificado”. Ao fazer isso, você verá, entre diversos dados, a informação “Válido a partir de XXX até XXX”. “ Caso note que ele está próximo do vencimento ou irá vencer no meio de uma campanha, é hora de renová-lo.
Compre com uma Autoridade Certificadora de Segurança
Por fim, opte por um Certificado SSL de uma empresa que é referência em Certificação na América Latina. Com o SSL da Certisign você garante que o fluxo de dados dos visitantes, usuários e clientes do site trafegue com a máxima proteção graças a sua forte camada de criptografia. Além disso, ele é usado por mais de 70% dos e-commerces brasileiros.
E o Certificado SSL Certisign também pode ser usado para o marketing: isso porque, com ele, o seu e-commerce ficará muito melhor posicionado nos mecanismos de busca, tendo uma melhor visualização e atraindo tráfego orgânico – e potenciais clientes, consequentemente – para o seu negócio. Isso sem contar que a sua loja virtual ainda ganha o selo “Site Seguro”, que ficará visível a todos os visitantes.
E, para completar, o Certificado SSL da Certisign pode oferecer serviços de segurança, como a Avaliação de Vulnerabilidade (indica se a sua página traz brechas para algum tipo de invasão ou fraude) e Verificação Diária de Malware.
Atualize o layout da sua loja
Assim como o Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e outras datas importantes para o varejo, a Black Friday também exige uma temática específica para o evento. Logo, atualize o layout do seu site com detalhes específicos da data, destaque as promoções e os valores dos descontos, espalhe banners estratégicos dos produtos, explique ao consumidor que ele está participando das ofertas e deixe bem claro as regras de participação e tempo de entrega dos produtos.
Mobile, mobile, mobile
Em pleno 2019, parece redundante dizer que a versão mobile do seu site merece tanta atenção quanto a versão para desktop. Em 2018, um estudo da Criteo apontou que 48% das vendas online são feitas via celular. Mas, ainda assim, muitas empresas sequer se dão ao trabalho de ter um site responsivo de seu e-commerce e, com isso, perdem muitas vendas.
Sendo assim, estruture a versão mobile do seu site de modo que todas as informações de compra (descontos, frete, tempo de entrega etc.) estejam visíveis, crie um layout que facilite a navegação em toda a jornada de compra e, claro, reforce seus servidores para que eles suportem o alto volume de acessos.
Siga o exemplo de outras empresas
São inúmeros os casos de empresas que se preparam muito bem para atender ao aumento de demanda na Black Friday. O Magazine Luíza, por exemplo, mobiliza até 150 pessoas de outras áreas da empresa para atender os consumidores em seus canais e responder suas dúvidas. Já o Mercado Livre realiza eventos para seus parceiros, mostrando quais são as categorias e produtos mais buscados, dando dicas de estocagem e de como oferecer o produto e apresentando exemplos de como descontos agressivos podem ser oferecidos.
Seguindo todas as dicas, acreditamos que seu e-commerce terá uma “Feliz Black Friday!”. Ótimos negócios para você!
Você pode gostar de: Dicas para reduzir o abandono de carrinho no seu site
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