O Certificado Digital na área da saúde tem o respaldo do Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio da normativa 1821/2007, que garante validade jurídica nas assinaturas dos profissionais de saúde em qualquer etapa do tratamento junto ao paciente, desde diagnósticos médicos, anamnese, receituário, aplicação de medicamentos, dentre outros tratamentos de saúde.
O objetivo é garantir a autenticidade e a integridade do documento, mas a Certificação Digital pode fazer muito mais pela área da saúde. Veja três exemplos.
a Certificação Digital é a única tecnologia que possibilita a migração de 100% dos processos físicos para o digital. O Hospital Regional de Cotia (HRC) e o Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS), geridos pelo Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo SECONCI-SP, são exemplos. Eles integraram a tecnologia no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).
“O processo totalmente eletrônico facilita o armazenamento de dados, a consulta ao histórico e ao prontuário do paciente e a troca de informações entre os profissionais de todos os departamentos dos hospitais. Com essas mudanças, reduzimos a burocracia e retrabalhos, assim como o uso do papel”, diz Luiz Sergio Almeida da Silva, Gerente de Tecnologia da Informação do SECONCI-SP.
O Certificado Digital pode melhorar ainda mais a eficiência operacional dos hospitais se armazenado no celular. Hoje, os profissionais de saúde têm a opção de utilizar o Certificado na nuvem, o que promove mobilidade e agilidade na tomada da decisão.
Processos no meio eletrônico são mais fáceis de serem administrados e rastreados, minimizam o risco de extravio de documentos e registros, reduzem o risco de interpretação errônea, por exemplo, de receitas manuscritas e, ainda, são mais seguros para os médicos e pacientes por conta da disponibilização completa do histórico do adoentado.
O Prontuário Eletrônico, integrado à Certificação Digital elimina a necessidade do uso do papel para a assinatura/autorização de um procedimento. Todas as etapas podem ser assinadas ou autorizadas no meio eletrônico, com validade jurídica, por meio da utilização da assinatura digital, que é gerada a partir do uso do Certificado.
O Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal da Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF, por exemplo, deixou de imprimir mais de 30 mil folhas de papel por mês, depois de integrar a tecnologia ao PEP.
É pensando em levar ferramentas cada vez mais ágeis aos médicos, que a Certisign lançou o Portal para Médicos Certisign, um ambiente especial que disponibiliza as soluções mais adequadas para cada tipo de norma, tudo para que a otimização do seu tempo e trabalho.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…