São inúmeros os filmes e as séries que mostram os Advogados como profissionais de glamour e status social, mas são poucas as que mostram realmente como é o dia a dia e quais as habilidades que um(a) Advogado(a) precisa ter para serem bem-sucedido(a) em sua carreira. Pensando nisso, destacamos algumas dessas características, principalmente para aqueles que estão decidindo se querem seguir a profissão. Confira:
Se você acha que, após o período de estudo na faculdade, não precisará mais ler diversos livros, esqueça. O(a) Advogado(a) é um dos profissionais que mais precisam ler e estudar durante toda sua atuação. Independentemente se a ideia é seguir carreira acadêmica, o profissional precisa se atualizar sempre, pois estar a par das mudanças e novas legislações é condição imprescindível para sua atuação.
Além dos livros relacionados à área de Direito, também é recomendável ter gosto por leitura de forma geral, pois o profissional lida com todos os tipos de pessoas no seu dia a dia e ter conhecimento geral pode ser um diferencial no relacionamento com clientes, por exemplo.
Mesmo que o(a) Advogado(a) opte por trabalhar de forma consultiva ao invés de litigiosa, estas são habilidades bem importantes para este profissional. Ainda que você não precise argumentar perante um juiz, por exemplo, será necessário ter um bom diálogo com o cliente e estar apto a apresentar de forma clara e compreensível quais são as alternativas para que sua atuação esteja em conformidade com as leis.
Para aqueles que optam por trabalhar com contencioso, essas duas habilidades passam a ser fundamentais, pois uma boa argumentação e oratória podem fazer toda a diferença em uma sustentação oral. Isso não significa que você precisa ser um expert em falar em público, basta não ter medo, pois oratória é um ponto que pode ser trabalhado, inclusive existem diversos cursos no mercado para isso.
Independentemente do tipo de carreira que o(a) Advogado(a) escolha seguir, não é recomendável que o profissional se feche e só entenda de assuntos jurídicos e leis.
Cada vez mais, é esperado do(a) Advogado(a) que se entenda melhor o contexto da empresa em que atua ou do cliente, e isso exige estar antenado com processos de outras áreas, notícias, tendências, etc. Por exemplo, um Advogado que atua em Direito da Moda por exemplo, precisa entender deste mercado além das leis que o regem, pois isso o fará atuar de forma assertiva, além de poder oferecer produtos que melhor atendam os clientes desta área.
Abrir um escritório próprio ou mesmo uma legaltech ou lawtech é uma realidade cada vez mais presente para os Advogados. Desta forma, gostar de Empreendedorismo e se informar mais sobre o tema, pode ser um grande diferencial.
Os Advogados costumam ter uma rotina intensa, lidar com diversos tipos de pessoas diferentes, trabalhar sobre pressão, trazer calma em situações difíceis, gerenciar múltiplos casos ao mesmo tempo. Tudo isso exige que o profissional saiba gerenciar bem suas emoções e esteja equilibrado durante o exercício da profissão. Essa é uma das habilidades mais importantes para o(a) Advogado(a).
E você, conta pra gente lá nos comentários do facebook qual característica você acha fundamental para um(a) Advogado(a).
Para saber receber mais conteúdos como este, é só preencher o formulário abaixo.
Você pode gostar de: Pensando fora da caixa: 5 dicas para ser um(a) Advogado(a) inovador(a)
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…