A Receita Federal alerta para tentativas de golpe em época de declaração de Imposto de Renda. Um dos mais comuns é o contribuinte receber um e-mail informando que a Receita encontrou inadimplências no CPF do usuário. A mensagem vem com um link para acessar o demonstrativo dos números apresentados e de declarações vigentes.
Outras mensagens fraudulentas indicam a disponibilização para download do programa de declaração do Imposto de Renda e a necessidade de envio de uma declaração retificadora ou a existência de valores residuais de restituições a serem recebidos pelo destinatário.
O correto é não abrir e apagar imediatamente tais mensagens, pois a Receita não manda comunicação via e-mail sem a autorização do contribuinte. A única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).
O prazo para a entrega do Imposto de Renda é até dia 30 de abril. Nesse ano, os contribuintes com Certificado Digital receberão a declaração já pré-preenchida. “O pré-preenchimento da declaração do Imposto de Renda, além de facilitar a vida do contribuinte, já que ele precisará apenas alterar, se necessário, os seus dados de despesas e deduções, também diminui o risco de cair na malha fina por conta de erros na hora da digitação dos dados”, explica Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign.
Fonte: Portal do Consumidor
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!