Estudar muito e oferecer um bom trabalho são os primeiros passos para ter sucesso em qualquer profissão. Porém, infelizmente, apenas isso não é o suficiente para captar novos clientes e fazer o seu escritório de advocacia prosperar. É preciso ir além. Neste artigo, selecionamos algumas dicas para ajudar nesta desafiante tarefa.
Como dito no início do artigo, essa é a base de tudo. Preze sempre por estar preparado na sua área de atuação, estar atento(a) às tendências para oferecer novos serviço e atender seu cliente muito bem em todas as suas necessidades.
Estas iniciativas são muito importantes e vão contribuir muito para que os próprios clientes indiquem seu trabalho para outras pessoas.
É importante se preocupar com a imagem de seu escritório de advocacia: ter uma marca, um bom website com design bem feito e todas as informações necessárias, um cartão de visita e outros materiais de papelaria, entre outras ações.
Vale lembrar que a primeira impressão é a que fica, e que um novo cliente que pesquisa pela primeira vez pelo seu trabalho certamente irá confiar mais se você se apresenta de forma profissional.
As pessoas precisam saber sobre suas especialidades e o trabalho que você oferece. E isso só será possível se você tiver uma estratégia (mesmo que mínima) de comunicação.
Pense em como é possível amplificar a divulgação do seu conhecimento:
É preciso analisar quais são os objetivos e público-alvo e organizar as ações que mais fazem sentido para a divulgação do seu trabalho. Vale lembrar que quanto mais ações você fizer, mas pessoas serão impactadas.
Ter uma rede de contatos bem estruturada é essencial e, para isso, é preciso dedicação. O LinkedIn, por exemplo, é uma excelente ferramenta para construir e manter sua rede de contatos. Reserve um período diariamente para esta rede: deixe seu perfil atualizado, poste assuntos relevantes, siga grupos que possam gerar novas conexões e negócios, se conecte com potenciais clientes.
Além disso, participar de eventos presenciais, ser associado a câmaras de comércios e outras instituições também é outro caminho interessante para fazer e fortalecer contatos. Faça um mapeamento de todos os eventos e instituições que fazem sentido para sua área de atuação e objetivos de negócio e se esforce para estar presente na maior parte deles de forma ativa – ou seja: palestrando ou se disponibilizando a conversar com os participantes de trocar cartões de visita.
Para muita das ações acima, é importante que você tenha um bom mailing de contatos, e isso é uma construção. Comece preparando uma planilha em Excel com todos os seus clientes e, à medida em que conhece pessoas novas (seja em prospecções, eventos, LinkedIn entre outras possibilidades), cadastre-as nesta planilha para ir ampliando sua lista.
Caso seu escritório ganhe corpo, vale pensar até em uma ferramenta de CRM que irá trazer outros diversos benefícios além de gerenciar seus contatos.
Mesmo com a rotina pesada do advogado, é preciso se organizar e traçar uma estratégia para formar uma boa carteira de clientes e ter um melhor fluxo de caixa para seu escritório de advocacia.
Lembre-se de que, para ajudar a assinar seus documentos e de clientes com muito mais agilidade, a AC OAB oferece uma quantidade mensal de assinaturas grátis no Portal de Assinaturas OAB. Veja como:
Esperamos que estas dicas ajudem muito. Boa sorte!
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