Entre os dias 18 e 19 de outubro, o Oceania Park Hotel, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis-SC foi palco da 5ª edição do Encontro das Empresas dos Empresários de Serviços Contábeis e de Assessoria do Estado de Santa Catarina – Enescon, que teve como objetivo oferecer subsídio no processo de Educação Profissional Continuada, conscientizando os profissionais e empresários da Contabilidade sobre a necessidade de se adaptarem aos processos de mudança na área, tem como resultado o atendimento perfeito e eficaz a clientes e empresas.
ENESCON 2018
O evento
Considerado o maior evento da categoria contábil do Estado de Santa Catarina, o Enescon, cujo tema desta edição foi “Tecnologia Unindo Pessoas e Negócios” reuniu cerca de 450 profissionais da área contábil e de assessoramento do Estado para debater temáticas acerca deste assunto.
O encontro resultou de uma ação integrada dos Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento de Santa Catarina – Sescon-SC, do Sescon Grande Florianópolis e do Sescon Blumenau, com o apoio da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Fenacon.
Abertura – Primeiro Dia
Na abertura do evento, do dia 18, a família Schurmann, na Palestra Magna, contou sobre suas expedições marítimas a bordo de um veleiro. Na ocasião, a famosa família brasileira, composta por Vilfredo Schurmann e Heloísa Schurmann, bem como seus filhos Pierre, David, Wilhelm e Kat Schurmann, que navegou o mundo a bordo de um veleiro, relataram suas experiências desde que saíram de Florianópolis, em 1984, e passaram anos velejando pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.
Os filhos cresceram a bordo, estudando por correspondência. A atividade foi responsável por motivar, despertar sentimentos e proporcionar momentos de reflexões aos participantes. Porque eles explicaram como superar desafios e, principalmente, falaram sobre a importância do trabalho em equipe.
Segundo dia
Dando continuidade ao evento, no dia 19, foi a vez de Vânia Ferrari comentar sobre “Gestão de pessoas e os desafios dos Recursos Humanos na Contabilidade“, uma palestra divertida, contagiante a muito direta, já que a mercadóloga [profissional graduada em Marketing] e pós-graduada em gestão de pessoas, especialista em Melhoria Contínua de Processos levou ao Enescon uma abordagem divertida e diferenciada sobre gestão, liderança, automotivação, melhoria contínua, administração do tempo e demais temas que contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um dos participantes presentes. Seu foco foi mostrar que é possível transformar o trabalho em uma fonte de aprendizado e felicidade.
Na sequência, Anderson Hernandes, especialista em marketing e empreendedorismo contábil, ministrou a palestra “Marketing para a Contabilidade“. Na oportunidade, ele comentou como alavancar o negócio contábil por meio do marketing, e mostrou como essa poderosa ferramenta pode divulgar os escritórios, trazendo melhorias para si e para a equipe, bem como mais clientes.
Para ele, o marketing contábil é responsável por trazer diversificação dos negócios, desde o processo de oferecer informações precisas a clientes, bem como uma consultoria mais gerencial e específica.
“Hoje em dia, tamanha é a concorrência, bem como o fácil acesso a produtos e serviços por causa da internet e redes sociais, que é fundamental fazer um marketing eficiente. Mas o que é o marketing? O marketing nada mais é do que um conjunto de técnicas e estratégias que ajudam a agregar valor à empresa” ressaltou o especialista.
No período vespertino, o professor, escritor e administrador de empresas Roberto Dias Duarte proferiu a palestra “Não fale seu preço antes de seu cliente entender o seu valor“, mostrando aos participantes do Encontro a importância de mostrar o valor dos serviços às pessoas, sem que elas achem que a cobrança é injusta. Para ele, o Profissional Contábil precisa estar motivado além das técnicas de vendas na Contabilidade. Sua função é conhecer a situação verdadeira de seu cliente [ou potencial cliente].
“Na prática, o Contador precisa desenvolver habilidades que ajudem a pessoa que o procurou a tomar a melhor decisão. É importante entender antes de procurar ser compreendido, como disse certa feita o escritor norte-americano Stephen Covey (1932-2012), autor do best-seller administrativo ‘Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes’ e ‘São Francisco de Assis’. Na área da psicanálise, esse processo é chamado de “escuta ativa”. Ou seja: é necessário focar mais no problema do cliente do que na solução propriamente dita”.
O encerramento
E, por fim, para fechar o Enescon com chave de ouro, o empresário na área de investimentos Arthur Igreja, um dos A’s da plataforma AAA com Ricardo Amorim, do Manhattan Connection e Allan Costa, explicou tudo sobre “Economia Compartilhada & Inovação Disruptiva – Novos Modelos de Negócios“. Na atividade, Igreja focou em inovação disruptiva e plataformas de economia compartilhada como Uber, AirBnB, Netflix e outros, além de temas como blockchain, big data, futurologia.
“Bem-vindos ao futuro, bem-vindos a um mundo em transformação e de novos modelos de negócios”, brincou.
Na prática, durante os dois dias de Enescon, o público foi estimulado a novos desafios e oportunidades, decorrentes das mudanças contábil, do mundo dos negócios e da tecnologia, atendendo assim às novas expectativas do mercado.
E você contador, já está plenamente inserido a este contexto? Compartilhe conosco.
Você pode gostar de: Confira o que rolou nos dois congressos de contabilidade CONCERJ E PROLATINO
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!