Todos os anos, mais de 40 mil Advogados se formam no Brasil. Assim, certamente é muito provável que alguns deles façam parte da sua família. Ter um(a) Advogado(a) como parente, além de ser motivo de orgulho, também pode ser muito positivo em diversas ocasiões. Selecionamos algumas delas:
Eventualmente, todos nós precisamos de orientações de um(a) Advogado(a), mas como existem diversas práticas do Direito, muitas vezes não sabemos qual é a especialidade mais indicada para cada caso.
Ter um parente Advogado(a) pode ser uma mão na roda nessas ocasiões, pois, ao contarmos a questão, eles podem dizer em qual especialidade ela melhor se aplica e até mesmo indicar um Advogado(a) especialista na área. Em outras palavras, auxilia a dar um direcionamento inicial e a achar o profissional certo para atender a demanda.
Alguns temas que precisam ser tratados por um(a) Advogado(a) muitas vezes são delicados, como é o caso de divórcios, heranças, elaboração de testamento, violência doméstica, entre outros. Assim, para estas questões, é muito melhor contar com uma pessoa próxima, com a qual você tem afinidade e possa se abrir sem medo.
Independentemente se é o(a) Advogado(a) parente que vai te auxiliar ou não juridicamente, ele pode ser o ombro amigo que pode amparar nestas questões e dar os primeiros conselhos jurídicos.
O trabalho realizado por um(a) Advogado(a) exige muito estudo e também muita dedicação para elaborar peças, protocolar, ir a audiências, entre outras diversas tarefas, por isso mesmo é um serviço valioso e que não costuma ser barato. Quando o(a) Advogado(a) é da família, tem proximidade e expertise para lidar com seu caso, fica mais fácil negociar um honorário mais acessível ou, pelo menos, uma melhor forma de pagamento pelos serviços prestados.
Para questões mais simples e que não vai exigir mais do que poucos minutos de explicação, por exemplo, uma dúvida sobre uma cláusula de um contrato, é sempre bom poder contar com um parente Advogado(a).
Mas, para tanto, é importante que sejam dúvidas realmente simples, e que o profissional seja um parente bem próximo, neste ponto o bom senso é sempre fundamental. Afinal não é bacana prestar consultoria sem receber por isso, não é?
De maneira geral, o Advogado é um profissional que estuda muito, lê muito e está sempre muito bem informado sobre diversas questões, além de antenado às notícias. Assim, é uma excelente companhia nos almoços de família, pois sempre traz pontos de vista com embasamento, está por dentro dos últimos acontecimentos, e faz com que qualquer conversa e debate fique muito mais rico e interessante.
E você, tem um(a) Advogado(a) na família? Já teve alguma situação como essa ou alguma outra curiosa? Conta pra gente lá nos comentários!
BENEFÍCIO EXCLUSIVO: quem tem Certificado Digital emitido pela AC-OAB pode assinar gratuitamente, por mês, 100 documentos no Portal de Assinaturas OAB.
Você pode gostar: Saiba como criar um site para o seu Escritório de Advocacia
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…