Gostar de matemática e finanças, ter facilidade em fazer cálculos e decorar fórmulas, fazer o registro das despesas e lucros são atribuições de todo Contador, assim como gostar de ler e escrever. É isso mesmo! Você leu certinho.
Foi-se o tempo em que para ser Contador bastava organizar as contas e controlar as compras, vendas, investimentos e aplicações da empresa. Hoje, na era da internet e dos avanços tecnológicos é fundamental dominar a comunicação escrita e verbal, afinal ela está presente em tudo, todos os dias, na vida dos profissionais da Contabilidade, seja nas mensagens via e-mail ou WhatsApp, na atualização do Facebook e do LinkedIn, na apresentação de uma palestra, ao assistir a um seminário ou a uma conferência.
O tema “redação contábil” é de tanta importância que as empresas americanas investem mais de 3 bilhões de dólares por ano em cursos de reaproveitamento do próprio idioma na forma escrita, de acordo com dados de uma pesquisa comandada pela National Commission on Writing, a qual demonstra que, de 53 empresas estadunidenses, um terço dos funcionários peca na hora de escrever.
Por aqui, os números são alarmantes também: de acordo com um estudo chamado Indicador de Analfabetismo Funcional – Inaf, apenas 8% das pessoas que têm idade para estar no mercado de trabalho são consideradas plenamente capazes de compreender e se exprimir por meio dos textos. Isso significa que apenas oito em cada cem pessoas escrevem certo.
E, independentemente de estarmos falando de um Contador brasileiro ou americano ou de qualquer outro lugar no mundo, quando os recursos da linguagem escrita são usados de forma errada, problemas como retrabalho, perda de tempo, falta de clareza e falhas na comunicação surgem como uma bola de neve, portanto, comunique-se bem e ganhe mais.
E engana-se quem pensa que problemas de escrita se resumem apenas a erros de ortografia ou de concordância verbal. Saber escrever é muito mais que isso, significa se expressar de maneira clara, concisa e organizada, de modo que a pessoa que receba sua mensagem compreenda-a facilmente.
Diante de toda essa explanação, você, Contador(a), deve estar se perguntando: “Como melhorar a minha escrita?”. Mas antes de responder a esse questionamento, o Clube do Contador Certisign garante: “Quem não se comunica claramente, tanto na forma verbal quanto na escrita, tem dificuldades para conseguir uma colocação no mercado, alcançar cargos mais qualificados, fazer networking, entre tantas outras atribuições”. Na prática, a comunicação – oral e escrita – está sendo cada vez mais valorizada, e para responder à sua pergunta elaboramos um guia simples de como se comunicar ou escrever bem .
6 Dicas de como se comunicar bem na era digital
- Seja conciso, claro e objetivo: na escrita corporativa, menos é mais!
- Pratique sempre a escrita escrevendo suas ideias e se comunicando nas redes sociais.
- Anote seus compromissos e atividades em agendas, cadernos ou blocos de notas.
- Se coloque sempre no lugar do leitor da mensagem e questione se conseguirá compreender o que está escrito.
- Sempre revise o texto. Caso seja necessário, solicite que algum colega leia-o antes do envio.
- E, por fim, leia, leia e leia, não só sobre Contabilidade, mas sobre temas diversos: leia livros, revistas, jornais, site de notícias. Como disse certa vez Bill Gates, “meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, eles serão incapazes de escrever – inclusive sua própria história”. Aí a importância da leitura – que melhora a escrita e estimula a imaginação.
Então, Contador(a), você gosta de ler e de escrever? Conte para nós a sua experiência com a leitura, indique um livro que valha a pena ou a história de um bom filme. Escrita é prática, como andar de bicicleta, então, mãos à obra…
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