No dia 22 de setembro, iremos comemorar o Dia Mundial Sem Carro e no dia 25 do mesmo mês, o Dia do Trânsito. Quem mora em cidades de médio e grande porte sabe que celebrar essas duas datas está um tanto quanto difícil, principalmente quando se está preso em engarrafamentos gigantescos e não se pode contar com transportes públicos eficientes. E neste texto você irá conhecer alguns aplicativos de mobilidade urbana que já mudaram a sua rotina nas cidades brasileiras.
No entanto, diversos aplicativos focados em mobilidade urbana vêm transformando o cenário nessas regiões. Seja por meio de caronas, bicicletas ou motoristas particulares, o fato é que muitas pessoas já enxergam as vantagens desses serviços e vêm deixando cada vez mais seus carros na garagem utilizando apenas para lazer. Logo, confira abaixo sete desses apps e veja qual se encaixa mais em suas necessidades.
Mais famoso dos apps de mobilidade, o Uber foi o aplicativo que iniciou a revolução de como nos movimentamos pelas cidades. Foi ele quem quebrou o monopólio do serviço de táxis (caro e ruim em boa parte das corridas) e permitiu que uma parcela muito maior da população pudesse usar carros sem deixar o preço de um rim pelo caminho.
Além disso, o Uber é fácil de manusear e oferece uma série de recursos, como agendar corridas, dividir o carro com outras pessoas para baratear o preço, compartilhar seu trajeto com amigos e familiares, entre outros recursos.
Principal concorrente do Uber no Brasil, o 99 (antigo 99 Taxis) permite que o usuário use faça corridas não apenas com carros particulares, mas também com os táxis tradicionais, a um custo menor. No entanto, o serviço não oferece a opção de corridas compartilhadas e também não agenda corridas.
Nascido na Espanha, o Cabify chegou ao Brasil em 2016, tem funcionamento semelhante ao Uber e 99, mas é considerado um serviço mais, digamos, premium, com carros mais novos e algumas customizações um tanto “gourmets”, como escolher se o motorista deve ou não abrir a porta para o passageiro ou se ele pode conversar com você durante a corrida e até o tipo de música de preferência.
No entanto, para além dessas “mordomias”, o Cabify permite que você agende as corridas, tem um bom número de motoristas, todos bem preparados, mas, tende a ser um pouco mais caro que seus concorrentes. Ainda assim, é uma excelente opção, mas está presente apenas nas maiores capitais do Brasil, ao contrário de seus rivais.
Ao contrário dos apps que apostam nos motoristas particulares, o BlaBlaCar é uma plataforma que conecta quem procura uma viagem com quem tem espaço livre no carro. Assim, todos viajam juntos, compartilham os custos e economizam.
No serviço, você diz para onde você vai, quando, e de onde vai sair. A seguir, basta marcar o ponto de encontro e escolher a carona que lhe for mais conveniente. Além por apostar no formato de caronas, o BlaBlaCar tem uma vantagem adicional em relação a Uber, 99 e Cabify: ele realiza corridas para outras cidades a um preço bem mais em conta que o rivais, afinal de contas, todos os passageiros estão indo para o mesmo destino.
E não são os apps de carros que estão mudando o cenário de mobilidade das grandes cidades. Os de bicicletas também estão fazendo sua parte na hora de diminuir o trânsito e facilitar a locomoção.
Este serviço de aluguel de bicicletas do Itaú foi o primeiro a ser usado em larga escala nas grandes cidades. Ele consiste em estações espalhadas pela cidade, onde as bicicletas são liberadas a partir do uso do aplicativo instalado no seu smartphone. Com o app instalado no celular, você preenche um cadastro rápido, com seus dados e o número de um cartão de crédito válido. É por ele que serão cobradas as horas extras do aluguel da bike, caso você ultrapasse o limite de tempo de uso.
Cadastro realizado com sucesso, você agora tem um passe. Cada passe te dá direito ao aluguel de uma bicicleta por vez. Elas podem ser localizadas através do aplicativo, que traz um mapa com todas as estações próximas e quantas bicicletas estão disponíveis. Quando estiver na estação, clique no seu passe disponível e, ao ser solicitado, coloque o número daquela estação.
O app mostrará as opções para retirada de acordo com o número das vagas disponíveis. Selecione a que deseja e confirme a opção. Uma luz verde vai acender ao lado da trava da bicicleta que você escolheu e, ao ouvir o som de destrave, puxe sua bicicleta e bom passeio!
A primeira hora de uso da bicicleta é gratuita. Passado esses 60 minutos, são cobrados R$ 5 por hora extra. E para devolver, basta achar a estação mais próxima e estacioná-la no slot disponível.
O Yellow é o atual queridinho dos usuários de bicicleta no dia a dia. Disponível inicialmente em São Paulo, ele, ao contrário do Bike Itaú, não dispõe de estações onde você precisa pegar e deixar a bike. Isso porque o serviço opera na modalidade dockless, ou seja, ele permite que você pegue e deixe a bicicleta em locais públicos como calçadas ou parques. Em outras palavras, você pode achar e deixar a bike em (quase) qualquer lugar, sem se preocupar se em achar as estações.
Para usar o serviço, o usuário precisa baixar o aplicativo em seu smartphone. Através dele, pode-se saber onde encontrar uma bicicleta, realizar a compra de créditos e ver detalhes sobre a corrida que acabou de fazer. O serviço da Yellow tem preço bem acessível: o usuário paga R$ 1 para cada 15 minutos em que estiver usando a bicicleta. É necessário comprar créditos para utilizar o serviço, nos valores de R$ 5, R$ 10, R$ 20 e R$ 40, que devem ser adquiridos com cartão de crédito e são válidos por 2 meses.
Ao contrário do Bike Itaú e do Yellow, a Bikxi aposta no modelo “Uber das bikes”. Isso porque o serviço usa bicicletas elétricas duplas, onde o passageiro senta na garupa e é levado ao destino pelo “motorista”. Através de um aplicativo baixado no seu smartphone, você informa a sua localização e o lugar para onde pretende ir. A plataforma então te mostra o caminho até o ponto de encontro da rota mais próxima. Ali, você encontra a bicicleta e seu “motorista”, o Bikxer. Ele te entregará um capacete e, uma vez embarcado na bike a corrida é iniciada. Além disso, você pode decidir se quer pedalar junto ou apenas ser levado pelo piloto.
Até o momento, o Bikxi está em fase experimental e disponível apenas nas vias de grande movimento de São Paulo que contam com ciclovias. Mesmo assim, eles são bem úteis já que essas vias têm um trânsito violento e muitos motoristas perdem um tempo considerável parado nelas.
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