Pensando nos empreendedores a Certisign selecionou 8 formas para reduzir custos e vencer mais uma etapa nessa trajetória de sucesso.
8 Promessas para reduzir custos no seu empreendimento
1. Corte custos desnecessários
Parece óbvio, mas não é: você ainda está gastando dinheiro à toa.
A recessão econômica ainda atinge o país e nesse cenário muitas empresas fecham por ter mais dívidas do que ganhos.
Busque com lupa todos os pontos que podem ser aprimorados para evitar gastos desnecessários.
Um exemplo simples: quanto você gasta com papel e, consequentemente, em energia elétrica com as impressoras? A gestão de documentos físicos trazem prejuízos à empresa, desde papel, energia elétrica e tinta até a perda de tempo procurando materiais extraviados.
Você pode abdicar desse cenário caótico implantando a Certificação Digital. Além de ter a mesma validade jurídica que qualquer documento assinado manualmente, você ganha tempo, velocidade de processos e eliminação de custos . E, de brinde, consegue reduzir o consumo de papel na sua empresa.
2. Renegocie contratos com os seus fornecedores
A crise chegou para todos e é hora de verificar onde é possível reduzir valores de contratos.
O momento é ideal para pedir mais prazo para pagamentos ou aquele desconto camarada sobre um pagamento à vista.
Além disso, pesquise alternativas e compare as ofertas dos concorrentes. Você se surpreenderá com o número de facilidades e descontos que terá em uma simples conversas com seus parceiros.
3. Telefonia também pode tirar dinheiro a mais da sua empresa
Todos os telefones fixos e celulares de sua empresa geram custos. Esse valor pode ser melhor utilizado se você souber racionar gastos e otimizar processos.
A utilização de PABX IP em filiais, por exemplo, é essencial para acabar com as tarifas a distância. Você pode também utilizar um sistema de portabilidade para reduzir gastos com chamadas de celular.
4. Valorize seus funcionários
Você consegue identificar quem são os talentos dentro da sua companhia, certo? Um funcionário talentoso e valorizado pode trazer lucros que vão muito além de seu salário.
Não olhe para seu time como um conglomerado de pessoas que gera custos, mas sim como uma mão de obra valiosa que pode te colocar à frente da concorrência.
5. Olhe para sua rentabilidade todos os dias
A lucratividade de qualquer empreendimento é um desafio diário e você, como líder de sua empresa, deve estar atento a isso o tempo todo.
Defina os objetivos estratégicos e delegue obrigações quando não puder fazê-las. Afinal, você precisará de tempo para avaliar quais situações na sua empresa podem causar desperdícios – de tempo, de materiais ou mesmo das pessoas, tanto dos funcionários quanto dos clientes.
6. A satisfação do cliente em primeiro lugar
Phillip Kotler é implacável e vai direto ao ponto: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Nenhum dos esforços acima listados ajudará se você não souber manter seus clientes satisfeitos e em sua carteira.
Você pode até achar clichê, mas em 2019 a propaganda do “boca a boca” continuará dominando o mercado. Um cliente satisfeito se tornará seu melhor vendedor e, quando menos perceber, sua carteira ganhará adições valiosas graças a um bom serviço realizado.
7. Terceirizar é necessário
Alguns serviços não precisam necessariamente ser realizados dentro da sua empresa. Foque no core business e deixe com os especialistas o que a eles compete.
A expansão e o crescimento também são as vantagens de uma empresa que investe em terceirização, porque terceirizar evita grandes investimentos para funcionar com mais eficácia e eficiência. Assim, seu tempo será melhor gasto com a sua dedicação aos itens que realmente interessam.
8. “Promessa-bônus”: digitalize tudo o que for possível
Digitalizar processos na sua empresa significa ganhar agilidade, economia em impressões, eliminar burocracias e a possibilidade de resolver as coisas de qualquer lugar.
E é isso que o Certificado Digital da Certisign pode fazer por você, com total validade jurídica e a um preço que você pode pagar. Além disso, você pode gerenciar todos os documentos criados e assinados eletronicamente por meio do Portal de Assinaturas Certisign.
Veja na prática como funciona
Você também pode gostar: Contratos Digitais: saiba por que aderir na sua empresa
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!