Imagem: Freepick
O próximo dia 9 de julho, considerado feriado no Estado de São Paulo desde 1997, guarda lembranças de um importante episódio da história paulista, pois foi nesta data, no ano de 1932, que teve início o combate das tropas paulistas e federais conhecido como “Revolução Constitucionalista de 1932” ou, ainda, Guerra Paulista, o último grande conflito armado do País. Além de desejar um bom feriado, o Clube do Contador Certisign dá uma mãozinha para entender a importância desta data para São Paulo e para o País.
Considerada a maior data cívica do Estado paulista, a Revolução de 1932 teve forte adesão da sociedade civil, inclusive de importantes figuras da Contabilidade, como o contador Atílio Amatuzzi, patrono da Academia Paulista de Contabilidade (APC) e membro do grupo de estudos para a fundação da Universidade de São Paulo (USP).
Com a instituição do governo provisório de Getúlio Vargas, na Revolução de 1930, os Estados perderam sua autonomia política, garantida pela Constituição de 1891. O resultado foi uma intensa mobilização da sociedade paulistana.
Em 23 de maio daquele ano, o choque entre os civis e as tropas armadas resultou na morte de quatro jovens estudantes: Martins, Miragaia, Draúsio e Camargo. O ocorrido gerou uma grande revolta na população, seguida da luta armada entre as tropas paulistas e federais, sendo essa última compostas por outros Estados brasileiros.
O embate, que durou até outubro do mesmo ano, reivindicava a reabertura do Congresso Nacional e a promulgação de uma nova Constituição Federal. Apesar da derrota dos paulistas, em 1934, o País ganhou uma nova constituição.
“Sem que se perceba, a cidade carrega viva a memória do levante e da construção da sua identidade, em suas estradas e ruas com nomes dos Bandeirantes, Avenida 9 de julho e 23 de maio, além de monumentos como o Obelisco do Ibirapuera”, observa a historiadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rosana Schwartz.
Para conhecer mais detalhes deste episódio histórico, é possível visitar a Exposição Virtual do Arquivo do Estado, que traz fotos, fatos curiosos e histórias, e pode ser acessado em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_1932/exposicao.php
Faça você a sua história tornando seu escritório referência no quesito paperless. Crie, assine, transmita e armazene documentos no Portal de Assinaturas Certisign. Experimente gratuitamente.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…