Começou o Outubro Rosa: cuidar-se é importante

Dicas

Começou o #OutubroRosaCertisign!

O Outubro Rosa é comemorado em todo mundo e, mais uma vez, você confere aqui no Certisign Explica informações sobre o câncer de mama. Esta nomeação, “ Outubro Rosa”, refere-se à cor do laço rosa, mundialmente conhecido como símbolo da luta contra o câncer de mama.

Vamos juntos ajudar na prevenção dessa doença que acomete mulheres de todo o mundo? Aprenda e dissemine conhecimento!

O que é
Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia.
O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Incidência alta
O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor. A maioria dos nódulos, ou caroços, detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.

O câncer de mama atinge a cada hora cerca de 6 mulheres e representa 25% dos tumores malignos diagnosticados anualmente no Brasil. Dependendo de várias condições, como o fator genético, quase 1/3 das pacientes evolui para a metástase, na qual as células cancerígenas se espalham para outras partes do corpo.

banner primavera-1

Entre as justificativas desses índices tristes e preocupantes, está a descoberta tardia, quando a doença é diagnosticada já em estágio avançado. Por isso, é muito importante a realização do autoexame, que deve ser realizado com frequência, e do exame de mamografia, que deve ser realizado, pelo menos, uma vez ao ano.

Chances de cura
Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isso é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.

Fatores de risco
O câncer de mama – e o câncer de forma geral –não tem uma causa única. Seu desenvolvimento deve ser compreendido em função de uma série de fatores de risco, alguns deles modificáveis, outros não. O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) que tiveram a doença antes dos 50 anos podem ser mais vulneráveis.

Entre outros fatores de risco não modificáveis estão: aumento da idade, a menarca precoce (primeira menstruação antes dos 11 anos de idade), a menopausa tardia (última menstruação após os 55 anos), nunca ter engravidado ou ter tido o primeiro filho depois dos 30 anos.

Já os fatores de risco modificáveis bem conhecidos até o momento estão relacionados ao estilo de vida, como o excesso de peso e a ingestão regular, mesmo que moderada, de álcool. Alterá-los, portanto, diminui o risco de desenvolver a doença. No entanto, a adoção de um estilo de vida saudável nunca deve excluir as consultas periódicas ao ginecologista, que incluem a mamografia anual a partir dos 40 anos.

Fonte: Redação Conecta Certisign com informações do Portal Mulher Consciente

Você ainda não tem um Certificado Digital Certisign? Compre conosco e tenha acesso ao Clube de Vantagens Certisign! São vários descontos especiais nas principais lojas virtuais, aproveite para surpreender quem você ama, de forma segura e prática. Saiba mais!

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password