Hoje, 26 de março, a cidade Porto Alegre comemora 246 anos. Além da forte cultura europeia de fazer o melhor churrasco e de contar com uma das melhores qualidades de vida do Brasil, a capital gaúcha também vem se destacando por ser uma região propícia para o mercado de Tecnologia.
Confira algumas das características que estão fazendo esse setor crescer cada vez mais por ali:
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul – ou, simplesmente, UFRGS – tem alguns dos cursos de Tecnologia mais concorridos e premiados do Brasil. A instituição, inclusive, é, atualmente, a melhor universidade federal do Brasil segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação. Atualmente, a capital gaúcha (incluindo sua região metropolitana) conta diversos parques tecnológicos. Os principais são:
- UFRGS: terá uma área no Campus do Vale, mas já funciona distribuído pelas unidades. Atualmente, tem cinco incubadoras nas áreas de TI, biotecnologia, engenharia e física, tecnologia de alimentos e agronegócios e cooperativas populares.
- Feevale Techpark: com unidades em Campo Bom e Novo Hamburgo, tem foco em tecnologia da informação e comunicação, indústria criativa, materiais e nanotecnologia, ciências da saúde e biotecnologia e ciências ambientais e energias renováveis.
- Tecnopuc: o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) tem empresas de diferentes portes, entidades e centros de pesquisa da própria instituição, sediados nas unidades de Porto Alegre e Viamão. O Tecnopuc abriga 120 organizações, somando mais de 6,3 mil postos de trabalho.
- Tecnosinos: vinculado à Unisinos, o Tecnosinos abriga 75 empresas, que geram 6 mil empregos. Conta com uma incubadora e dois condomínios, com mais de 150 salas.
- Ulbratech: localizado no campus de Canoas, o prédio de quatro andares abriga seis empresas.
Curiosidades
- Gigantes da Tecnologia como Dell e HP abrigam centros mundiais de software e serviços parque tecnológico da PUC (Tecnopuc) em Porto Alegre.
- O Rio Grande do Sul tem 8.448 na cadeia de TI, o que representa 6,04% das empresas do país e responde por 26.882 empregos diretos no RS.
- Cerca de 80% das empresas e empregos estão concentrados em Porto Alegre e sua região metropolitana.
- Aliás, Porto Alegre tem a maior média de salários mensais pagos no setor de TI – cerca de R$ 19,7 milhões.
- A capital gaúcha é também uma das únicas do Brasil a contar com uma Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação, que tem o objetivo de inserir, de forma efetiva, o debate e ações em torno do setor de Economia Digital gaúcho.
Com tudo isso, não vamos nos surpreender se a capital gaúcha despontar em breve como o próximo “Vale do Silício” da América Latina! Ela está se preparando bem para isso. E a Certisign também está presente na cidade, garantindo a Identidade Digital de pessoas e empresas no mundo virtual.
Feliz Aniversário, Porto Alegre!!
Você também pode gostar: Promoção Certisign na Rússia: Como participar?
Fontes: G1 / Veja / SEBRAE-RS
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!