A terra de imperadores, mitos, superstições protegida por uma grande muralha, a República Popular da China de hoje é um país repleto de dicotomias. Em um lugar onde a população é imensa, mas seu acesso a informações é controlado pelo governo totalitarista, a economia cresce exponencialmente, especialmente no tocante às atividades chinesas em outros países do globo. E, onde há movimentação financeira e novos negócios, há oportunidade de trabalho para os Contadores. Está interessado? Então conheça melhor este cenário.
Dados de 2017 apontam que a China já é o maior parceiro comercial da maioria dos países do mundo. Seus grandes clientes são os Estados Unidos, Hong Kong e Japão. Mas, além de exportar, o país também importa bastante material de outros países. O Brasil, por exemplo, está entre seus dez maiores fornecedores.
Motivos para fazer contabilidade na china
Emigração
É importante ressaltar que não basta gostar de yakissoba e das festas do ano novo chinês para cogitar uma mudança definitiva para este país. É preciso considerar que a cultura chinesa é muito diferente da brasileira. Não há lá a liberdade de expressão que temos aqui; os hábitos alimentares são outros; e até mesmo os modos de higiene são diferentes dos adotados aqui no Brasil. Isso sem falar da língua, com a qual não estamos acostumados a lidar no dia a dia.
Vale lembrar que o idioma chinês é composto por diversos dialetos, sendo que o mais famoso deles é o Mandarim – considerado oficial na região de Beijing e, teoricamente, falado em toda a China, incluindo Taiwan, além de ser a língua adotada também em Singapura.
Aprender Mandarim é um grande desafio, uma vez que o sistema de escrita chinês é totalmente diferente do que estamos acostumados nas línguas ocidentais, compostas por um alfabeto. No caso do Mandarim, os símbolos não representam letras ou fonemas, mas sim palavras inteiras.
Contabilidade na china
Mas, para quem decidir aprender um idioma tão diferente para trabalhar com Contabilidade na China, há uma boa notícia: o país passou por uma reestruturação econômica e contábil a fim de possibilitar este crescimento que temos acompanhado.
Uma grande vantagem para os Contadores é que a China aderiu às Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS (no Inglês, International Financial Reporting Standards) adotadas pelo International Accounting Standards Board – IASB. Ou seja, mesmo que haja alguma discrepância na interpretação e formulação dos relatórios contábeis, a adesão facilita o trabalho de Contadores brasileiros e até de outros países em empresas chinesas.
No próprio quintal
Mesmo que você não curta a ideia de mudar para um local tão distante e diferente do Brasil, é possível trabalhar Contabilidade em empresas chinesas instaladas aqui no Brasil.
E não, não considere apenas as lojinhas de bugigangas que se multiplicam nos centros comerciais de todos os estados, mas sim em empresas multinacionais, que desejam expandir os seus negócios no País. Talvez, uma pós-graduação neste tipo de negócio possa abrir portas interessantes e lucrativas.
Você também pode gostar: Contador imigrante: trabalhando com Contabilidade nos Estados Unidos
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!