Após quatro anos de dedicação na faculdade para se formar em Ciências Contábeis e passar no Exame de Suficiência, o Contador se registra no Conselho Regional de Contabilidade do seu Estado de origem, onde ele terá direito à Carteira de Identidade Profissional, ou como é mais conhecida, Carteira CRC. Só assim ele poderá exercer a sua profissão.
Veja abaixo algumas características desse incrível documento que te dá acesso ao maravilhoso mundo da Contabilidade!
Carteira CRC
A Carteira de Identidade Profissional do Contador, fundamentada no artigo 18 do Decreto-Lei n.º 9.295, de 27 de maio de 1946, no artigo 1º da Lei n.º 6.206, de 7/5/1975, e no artigo 22 da Resolução CFC n.º 1.370/2011, substitui o documento de identidade – RG, e facilita a entrada em órgãos públicos, e o mais importante: valoriza a profissão contábil.
Tipos de Carteira CRC
Há dois tipos de Identidade do Contador: a primeira é a provisória, a qual é confeccionada em papel moeda e padronizada em todo território nacional.
Por sua vez, a outra é definitiva: fabricada em cartão rígido, com um dos mais avançados procedimentos de segurança anti-fraudes, por conter um chip criptográfico onde o profissional pode inserir o Certificado Digital.
Certificado Digital
Caso ainda não tenha o Certificado Digital ou precise renová-lo, não deixe para a última hora! Acesse a loja da Certisign e adquira o seu.
Facilidades com a nova identidade
Neste sentido, o profissional da Contabilidade que tem o documento em mãos já dispõe de várias facilidades, tais como:
- Agendamento eletrônico para atendimento na Receita Federal do Brasil – RFB;
- Cópia de Documento de Arrecadação de Receitas Federais – Darf e Declaração de Créditos e Débitos de Tributos Federais – DCTFs;
- Procuração eletrônica;
- Consulta à situação tributária de pessoas físicas e empresas;
- Processamento da declaração do imposto de renda, sabendo com antecedência se o cliente caiu ou não na malha fina e muito mais.
O estudante de Ciências Contábeis pode ter registro profissional no CRC?
Os Conselhos Regionais de Contabilidade somente registram Técnicos em Contabilidade ou Bacharéis em Ciências Contábeis, conforme previsto no Decreto Lei 9.295/46 e na Resolução CFC 1.167/2009.
Os estudantes de Ciências Contábeis podem participar em trabalhos de Auditoria e trabalhos auxiliares da profissão, desde que supervisionados por profissional legalmente habilitado
Quantos CRC um contador ou técnico de contabilidade pode ter registrado?
O “Registro Secundário” pode ser requerido em quantas jurisdições for necessário (26 estados e 1 distrito federal).
Como obter a Carteira CRC
Veja abaixo os documentos necessários para entrar para o maravilhoso mundo da Contabilidade!
2 (duas) fotos 3×4 iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco, e original e cópia, que será autenticada pelo CRC, dos seguintes documentos:
- Diploma de conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, devidamente registrado por órgão competente;
- Documento de identidade;
- Comprovante de regularidade com o serviço militar obrigatório para aqueles do sexo masculino e com idade inferior a 46 anos;
- Título de eleitor;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de endereço residencial recente; e
- Aprovação no Exame de Suficiência.
O profissional que requerer o Registro Originário, sem a posse do diploma, deverá apresentar os originais do histórico escolar e da certidão/declaração do estabelecimento de ensino;
A certidão/declaração do estabelecimento de ensino deverá conter a indicação do ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, informando que o requerente concluiu o curso, tendo sido diplomado. A certidão/declaração deverá apresentar: nome do requerente, data de nascimento, filiação, nome do curso concluído e colação de grau. Caso a certidão não contemple todos os requisitos mencionados, se contidos no histórico escolar, poderá ser considerada para fins de atendimento deste item.
Quantos profissionais estão registrados no CRC
Até 10/01/2019, mais de 523.778 mil profissionais registrados ativos.
Importância da Contabilidade
A Contabilidade é uma atividade que está presente em todos os segmentos de negócios, desde pessoas físicas, a empresas de todos os portes, governos e entidades do terceiro setor.
É uma profissão cujo resultado do trabalho desenvolvido tem repercussão direta na sociedade, notadamente no fisco das três esferas de poder, investidores, acionistas, instituições financeiras e trabalhadores de todos os setores.
Portanto, o Contador que for flagrado pela fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade trabalhando sem registro, sofrerá as penalizações exigidas por lei, entre elas:
- Multas;
- Advertência reservada;
- E até mesmo suspensão e cancelamento do exercício profissional.
Quando se diz que um Contador tem seu registro profissional, subentende-se que é uma pessoa que adquiriu seus conhecimentos teóricos e práticos, durante quatro anos, no mínimo, através de conteúdos de cunho cultural, acadêmico e filosófico, e que recebeu conceitos vindos de renomados professores, mestres e doutores de sua área. Portanto, trata-se de uma pessoa capacitada a exercer a sua profissão.
Você também pode gostar: Símbolos históricos da Contabilidade
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!