Mário Sérgio Sampaio
Gerente de Recursos Humanos

Recentemente, recebemos o resultado da Pesquisa de Satisfação de Recursos Humanos realizada, anualmente, pela área da Qualidade, com a finalidade de gerar melhorias nos processos.

Gostaríamos de agradecer a cada um que dedicou seu tempo em respondê-la. Para o RH, não existe ferramenta mais poderosa do que o feedback para promover o desenvolvimento profissional e melhorar o ambiente de trabalho.

Sim, nós lemos todas as respostas enviadas!
Inicialmente, trataremos dos três pontos que mais se destacaram, e, por isso, estamos aqui tratando desses assuntos diretamente com vocês.

Os temas são:

melhorias nos processos de responsabilidade da área (ponto, erros na folha de pagamento e benefícios);

participação nos processos seletivos internos (falta de retorno para os candidatos, transparência nos processos seletivos);

melhorias no atendimento e na comunicação da equipe de Recursos Humanos.

Estamos comprometidos para entregar em 2019

Sistema de Ponto e folha de pagamento: melhorias no sistema para simplificar as funcionalidades e torná-las mais ágeis, com o objetivo de facilitar o seu acesso ao Portal do Ponto e a manutenção das suas marcações diárias. Isso auxilia, também, a gestão da liderança na realização dos abonos, acompanhamento do banco de horas, para evitar erros na folha de pagamento (descontos indevidos de faltas, atrasos e horas extras não computadas) e na geração de benefícios como VR e VT.

Processos seletivos: desde novembro, está inclusa uma nova etapa no processo seletivo interno, que é a devolutiva com o RH. Estamos oferecendo feedbacks aos colaboradores que participam dos processos seletivos internos e não dão continuidade nas etapas. Por isso, caso participe de uma oportunidade, não hesite em nos procurar. Será uma satisfação ajudarmos você em seu crescimento profissional!

Atendimento e Comunicação: a equipe de Recursos Humanos está comprometida com as melhores práticas de atendimento. Além disso, todos do RH estão à disposição para esclarecer dúvidas e atender outras necessidades, que forem da competência do RH. Contudo, é importante que, antes, você procure seu líder para tratar do assunto, pois ele está apto a orientar sobre procedimentos e processos do RH e, possivelmente, poderá te ajudar. Mas, lembre-se: nossas portas estão sempre abertas para você.

 Programa de Desenvolvimento da Liderança: com foco no desenvolvimento das habilidades dos gestores e de suas equipes, trabalhamos temas como feedback, delegação, comunicação e líder coaching. 
 Treinamento em Processos de Recursos Humanos: todos os líderes foram treinados para entender os processos de RH e poder apoiar os colaboradores nas dúvidas de diversos assuntos, como gestão de ponto, férias, benefícios, folha de pagamento etc. Desta forma, todo colaborador tem em sua equipe um gestor preparado para responder essas questões. 
 Sistema de Avaliação de Competências: foi adquirido um sistema mais ágil, no qual é possível ver, após a finalização das etapas, o resultado e, inclusive, comparar com a avaliação anterior para acompanhar seu desenvolvimento. A avaliação ocorre duas vezes por ano e, nesses momentos, o líder e liderado têm a possibilidade de falar sobre competências, desenvolvimento e carreira. 
 Treinamentos sobre Avaliação e Feedback: os gestores e demais colaboradores tiveram acesso às informações de como se autoavaliar. O gestor também pôde aprender como fazer uma avaliação justa e coerente de todo seu time, inclusive de como realizar um feedback para melhorar suas próprias competências e estruturar um plano de treinamento para os próximos ciclos de avaliação. 
 Sistema de Feedbacks: nessa nova ferramenta, os gestores puderam registrar os feedbacks de melhoria e positivos e os avaliados puderam consultar as informações e acompanhar sua evolução. 
 Reconhecendo nossa Gente: 51 colaboradores assumiram novas posições. 
 Comemorações: em parceria com a área de Comunicação, o RH realizou algumas ações especiais, como o Dia das Mulheres, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia do Rock e Dia do Nerd. 
 Campanhas: sua saúde também esteve em pauta durante o ano de 2018, quando o RH realizou vacinação contra a gripe e, por meio da Conecta, disseminou conteúdos importantes sobre o combate ao câncer, prevenção ao suicídio e cuidados bucais. Sem esquecer das ações sociais, como arrecadação de agasalhos e brinquedos. 
 Qualidade de vida: em 2018 foram apoiadas, ao todo, 13 provas de corrida de rua; em São Paulo, foi disponibilizada a quadra de futebol às segundas-feiras, formou-se o Grupo de Pedalada e foi realizada a Sipat, repleta de palestras e ações para a melhoria da saúde dos colaboradores. Além disso, deu-se início ao Programa de Apoio às Gestantes e firmou-se uma parceria com o Cinemark. 
 Administração de Pessoal Itinerante: uma vez ao mês, um colaborador da área de Recursos Humanos passou o dia em um andar para responder dúvidas e atender solicitações. 
 Bermuda SIM: o que era temporário, tornou-se definitivo. E, agora, os colaboradores podem trabalhar de bermuda todos os dias da semana, desde que sejam respeitadas as normas descritas no procedimento. 

Realmente, 2018 foi um ano intenso e de muita entrega para que conseguíssemos, a cada dia, fazer uma Certisign melhor – e esse é o compromisso de todo o time de Recursos Humanos.

Muitas outras coisas boas ainda estão por vir.

Agradecemos pelo ano de 2018 e reforçamos que, em 2019, estaremos ainda mais próximos. Não se esqueça de que as portas do RH estão sempre abertas.

 

Um abraço,

Mário Sérgio Sampaio
Gerente de Recursos Humanos