Com os avanços tecnológicos, algumas práticas deixam de existir e outras são inovadas e foi pensando nisso que separamos no vídeo abaixo algumas mudanças que já fazem parte do seu dia a dia utilizando a Identificação Biométrica.
O Vídeo carregará em breve, depois, é só apertar o play ▶
Identificação Biométrica: 5 formas de utilizar
1 – Identificação Biométrica por face
Aeroportos
A novidade entre as companhias aéreas é o selfie check-in, onde através de uma selfie o passageiro pode fazer o check-in pelo celular. Além de economizar tempo, não há necessidade de enfrentar filas.
Bancos
Diversos bancos já testam essa funcionalidade da selfie para efetuar transações financeiras como: pagar boletos, realizar transferências, abrir contas e muito mais.
Ônibus
Alguns ônibus já contam com a tecnologia de reconhecimento facial, que é ativada no momento em que o bilhete é passado na catraca. O objetivo é combater fraudes com desconto ou isenção, garantindo que o cartão seja utilizado somente pelo seu titular, principalmente, para os usuários que utilizam bilhete escolar e para pessoas com deficiência.
2 – Identificação Biométrica por digital
Acesso em academias
Quem nunca esqueceu a carteirinha da academia em casa e teve que pedir a liberação manual na catraca, não sabe o que é adrenalina da verdade! As academias mais modernas já fazem o controle de acesso utilizando a identificação biométrica para reduzir fraudes causadas pelo compartilhamento de códigos de acesso. Bacana, né?
Acesso à contas bancarias
Já foi a época em que você precisava introduzir a senha toda vez que você fosse conectar à sua conta bancaria no seu celular, agora, é possível utilizar a sua digital! Quer senha mais segura do que essa?
Assinar folha de ponto
Você se lembra daquela época em que o horário que você chegava e saia do trabalho era marcado no caderno de ponto com uma caneta. Graças aos deuses digitais, os relógios de ponto foram se aprimorando e hoje contamos com modelos que marcam através cartão magnético e biometria da digital.
Fechaduras digitais
A primeira memória pode ser de ter visto algo parecido em filmes, hotéis ou grandes empresas, mas fechadura eletrônica, fechadura biométrica e as demais fechaduras digitais já são realidade em casas e apartamentos. Essa tecnologia já está disponível em diversos modelos para uso em imóveis e, acredite, pode ser mais barato do que você pensa.
3 – Identificação Biométrica por irís
Desbloquear o celular
Com os Smartphones mais modernos, é possível desbloquear seu celular rapidamente somente ao olhar para ele. Já se foi a época em que você precisava decorar senha ou aqueles padrões de desenhos infinitos.
Identificação biométrica por voz
A voz também é um importante componente da sua identidade. O que você talvez não saiba é que essa tecnologia já é empregada em tarefas do nosso cotidiano.
Ela está presente no atendimento eletrônico da sua operadora, quando eles pedem para você anunciar sua solicitação em poucas palavras e também em aplicativos que reconhecem músicas que estão sendo tocadas, encontrando seu título, banda ou cantor que a executa.
4 – Identificação Biométrica por geometria da mão
Alguns Bancos já oferecem o sistema biométrico de leitura da palma da mão como única senha de acesso para transações nos caixas eletrônicos. E isso te ajuda e muito, se por acaso você esquecer sua carteira em casa, perder o seu cartão ou se por acaso a segunda via ainda não chegou…
5 – Identificação por assinatura digital
A assinatura digital é gerada a partir do uso do Certificado Digital e equivale a uma assinatura de próprio punho, só que do mundo virtual. Ela possibilita que qualquer pessoa assine qualquer documento eletrônico, com validade jurídica e sem espaço para questionamentos.
Para conseguir a sua, é necessário que você efetue a validação em um local de atendimento da Certisign, essa é uma etapa na qual os seus documentos e biometria serão conferidos. Ou seja: é o momento da confirmação da sua identidade, que prova que você é você mesmo e a inserção da biometria adiciona segurança ao já rigoroso processo, para evitar o risco de fraude de identidade. Para saber mais é só clicar!
Considerando que cada ser humano tem características únicas – o que vale também para gêmeos – os sistemas de reconhecimento como a íris, impressão digital, geometria da mão, tom da voz e o formato do rosto, contam com uma grande vantagem: eles têm um índice de acerto que chega quase aos 100%.
Você também pode gostar: Leilão da Receita Federal com Certificado Digital
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!