A emissão de certidões de nascimento pode ter novo sistema que utiliza a certificação digital da ICP-Brasil. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (ARPEN-SP) está trabalhando nisso e o objetivo é facilitar e, principalmente, desburocratizar os processos de segunda via ou inclusão de dados.
O sistema permite que unidades interligadas às maternidades possam recolher os dados de registro para conferência e assinatura dos pais e encaminhá-los ao cartório da cidade de origem da família, o que diminuiria para minutos a emissão do documento. Além disso, a ferramenta interliga 425 Cartórios de Registro Civil a mais de 200 maternidades no Estado de São Paulo, permitindo estabelecer conexão até mesmo com outros estados do país.
Segundo o diretor de Informática da ARPEN-SP, Luis Carlos Vendramin Júnior, esse novo sistema vem para solucionar e minimizar os registros feitos dias depois do nascimento da criança. “Se o cartório estiver adequado a esta tecnologia, não há nenhum impedimento. Não há dúvidas de que se trata de um passo importantíssimo para a erradicação de problemas sociais gerados pelo subregistro”, finalizou o diretor.
Fonte: ITI
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!