A Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS é fundamental para o recolhimento das multas rescisórias, do aviso prévio indenizado e dos depósitos do FGTS do mês da rescisão e do mês imediatamente anterior dos funcionários. Obrigatória desde 2007, a nova guia facilita o cálculo dos valores de recolhimento rescisórios do FGTS na conta vinculada ao trabalhador, por meio de um processo mais seguro e cálculos precisos.
Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS
O site Conectividade Social ICP, da Caixa Econômica Federal, é o portal de relacionamento com empreendedores para consultas e compartilhamento de informações do Fundo de Garantia e da Previdência Social, tendo como objetivo facilitar o trabalho do empresário ou contador e tornar os órgãos de fiscalização mais práticos. Para acessar essa ferramenta, é necessária a utilização do Certificado Digital, que garante a autenticidade das informações transmitidas, bem como traz mais segurança e agilidade para consultas, emissões de guias e outros serviços.
Conectividade Social
Com Conectividade Social ICP você poderá acessar de qualquer dispositivo os dados do FGTS dos trabalhadores que estão vinculados à sua empresa, alterar cadastros, informar afastamentos e agilizar toda comunicação.
Para a emissão da guia do FGTS, o empregador poderá tanto usar o aplicativo pela folha de pagamento (webservice) quanto via internet. Mas o que nem todo mundo sabe é que o acesso a esse ambiente é restrito e seu recolhimento deverá será feito com a utilização do Certificado Digital.
Quais as vantagens da Guia de Recolhimento?
A Guia do Recolhimento do FGTS serve para facilitar – e muito – a vida do empregador e do profissional. Por ter um código de barras, ela permite o pagamento por vários canais e torna o acesso mais fácil. O gestor pode realizar todo o processo do seu computador, por meio de um aplicativo, sem precisar ir a um banco.
Para conferir se todos os dados estão corretos, basta checar atentamente a GRRF e identificar se os números registrados nela estão de acordo com a folha de pagamento. Falhas nesses documentos podem acabar levando a prejuízos para o empregador ou para o profissional em desligamento. A justiça do trabalho também pode punir o erro com multas.
Por fim, o próprio sistema do Conectividade Social ICP possibilita ao empreendedor que as seguintes operações sejam realizadas de forma prática e segura:
- Recolhimento do FGTS;
- Obtenção da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS (GRRF);
- Transmissão de informações à Previdência Social;
- Consulta a extratos do trabalhador;
- Desligamento de funcionários;
- Recebimento de comunicados da Caixa.
O Certificado Digital da Certisign é o mais indicado
Isso porque a Certisign oferece diversos tipos de certificado, em diversos tipos de mídia, que se encaixam de acordo com as necessidades do seu negócio e sua forma de uso. Por exemplo, se você tem dúvida sobre qual comprar, você pode fazer um teste que indicará qual o melhor certificado para o seu empreendimento, de acordo com a natureza do seu negócio.
E para completar, se você optar por um Certificado Digital da Certisign, passa a fazer parte imediatamente de nosso Clube de Vantagens, que dá descontos de até 50% nos principais lojas virtuais do Brasil.
Você pode gostar: Liberação do FGTS: perigos de estar em desacordo com a legislação
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!