A Assinatura Digital e a Eletrônica você já conhece ou provavelmente já ouviu falar, não é? Pois bem. Hoje, graças a tecnologia, existem diversos recursos disponíveis para agilizar processos e atestar a segurança no ambiente virtual. O Certificado Digital utiliza da Assinatura Digital para validar diversas transações. Já a Assinatura Eletrônica está presente em diversas outras situações do cotidiano, como no fechamento de contratos de aluguel, seguros e contas bancárias, por exemplo.
Mas falando de Assinatura Híbrida… Você sabe do que se trata? Neste texto, você vai conhecer a definição de Assinatura Híbrida assim como seus benefícios. Já adiantamos que motivos para usar esse tipo de Assinatura não faltam! Confira.
Assinatura Digital, Eletrônica ou… Híbrida
O que é Assinatura Híbrida?
É bem fácil definir. A Assinatura Híbrida acontece quando dois tipos de Assinaturas são usadas em um mesmo documento digital, sendo normalmente a Assinatura eletrônica e a Assinatura digital. Por exemplo, um contrato que será assinado digitalmente pode contar com a Assinatura digital (vinculada a um Certificado Digital) da empresa empregadora e, com uma Assinatura eletrônica pelo empregado.
Relembrando o que é Assinatura Eletrônica
Pode-se dizer que a Assinatura Eletrônica é a versão digitalizada de uma Assinatura manual. Ela serve para confirmar o conteúdo de um documento de baixos riscos financeiros. É também confiável, mas por outros motivos. Ela pode ser considerada válida e confiável por estar vinculada ao e-mail da pessoa, ao IP, à geolocalização ou por outros tipos de evidência, por exemplo.
Por que usar Assinatura Híbrida?
Agora que você já conhece o conceito de Assinatura Híbrida, provavelmente já tem uma ideia de quais são as vantagens de utilizá-la. Porém, para deixar tudo o mais claro possível, explicaremos a seguir alguns de seus principais benefícios.
Mais agilidade
Com a possibilidade de todos assinarem o documento digitalmente, esse processo se torna mais ágil, pois tudo pode ser feito por computador, mesmo que as pessoas não estejam fisicamente juntas.
Adaptabilidade
Com a Assinatura Híbrida, é possível adaptar os documentos de acordo com as necessidades. Em cada documento, você pode determinar de quais partes precisam de qual tipo de Assinatura.
Otimização de processos
É comum que uma das partes que precisam assinar um documento digitalmente não possua Certificado Digital. Anteriormente, esse documento teria que ser impresso, por exemplo, e sua Assinatura à mão. Agora, com a Assinatura Híbrida isso é resolvido, otimizando processos.
Gestão de documentos facilitada
O uso de documentos digitais facilita a gestão e o armazenamento. Com o uso da Assinatura Híbrida, a utilização de documentos digitais se torna mais “universal” para as partes envolvidas.
Mesmo que a Assinatura Híbrida tenha todas essas vantagens, o ideal é ter um Certificado Digital, que apresenta ainda muitos pontos positivos, como a sua validade jurídica e a proteção por criptografia. Quer saber mais sobre o Certificado Digital? Então inscreva-se no formulário abaixo!
Você pode gostar: Reduzindo custos com a Assinatura Digital
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!