Conheça alguns trechos do artigo de Regina Tupinambá, diretora comercial da Certisign, sobre o uso da Certificação Digital no e-commerce, para a edição de maio da revista Dirigente Lojista.
A internet cresceu e o meio eletrônico já está substituindo o papel. Mas como ter segurança nesse mundo virtual? É aí que entra o Certificado Digital. Ele é sua identidade na rede e garante segurança e validade jurídica para você e sua empresa.
Qualquer site para ser percebido como confiável tem que apresentar alguns requisitos que lhe agreguem esse atributo. O reconhecimento da marca, boa navegabilidade, apresentação amigável, credenciais confiáveis de sua identidade, tecnologia atualizada, selos de aprovação e garantia de sigilo das informações pessoais de seus consumidores são características necessárias para que uma empresa estabeleça o vínculo de confiança com seu público. […]
Como transmitir confiança aos seus clientes?
Um selo de site seguro emitido por uma Autoridade Certificadora tem por trás um Certificado Digital. O Certificado Digital cumpre duas finalidades: Identificação inequívoca do site e criptografia dos dados entre a máquina do usuário e os servidores web do site. Por isso, é importante que os usuários cumpram dois importantes passos. Precisamos educá-los a cumprir esse rápido ritual:
- Busque o selo de identificação de Site Seguro aplicado no site. Os selos que os principais sites e bancos brasileiros utilizam são identificados com mais facilidades pelos os usuários.
- Clique sobre este selo e verifique se foi emitido para o site em que você está navegando. Verifique se ele apresenta data em tempo real, ou seja, data e hora em que você está realizando a pesquisa.
Existem muitas empresas que oferecem selos que fazem alusão à segurança do site, mas que na verdade não protegem suas informações. Há vários tipos de serviços relacionados com segurança e o usuário acaba não entendendo a função de cada um deles.
Como escolher o fornecedor do SSL – Selo de Site Seguro?
Ao adquirir um Certificado Digital, você ou sua empresa concordam com os procedimentos daquela Autoridade Certificadora. Por isso, tenha em mente que a compra de um Certificado Digital não é como a compra de um software ou hardware, e sim de um serviço do qual você irá usufruir. O que deve ser analisado não é o que é dito nos sites nas áreas de vendas ou na proposta enviada pelo fornecedor. Quem compra um SSL, não pode desconhecer o que é Declaração de Práticas de Certificação Digital.
A Importância de se comparar as Declarações de Práticas de Certificação Digital das Autoridades Certificadoras
[…] Cada Autoridade Certificadora tem a sua DPC, pois ela é o documento que descreve toda a sua estrutura. A Certisign, por exemplo, é a única AC que revoga o seu Certificado em tempo real. Ou seja, em caso de perda ou roubo do seu Certificado Digital, você pode cancelá-lo pelo site da Certisign ou ir até o local onde o Certificado foi validado e cancelá-lo no ato. Com outras empresas, essa revogação pode demorar até 30 dias para constar em sua Lista de Certificados Revogados (LCR).
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!