A rede hospitalar brasileira também está caminhando rumo à assistência e administração sem papel — ou com sua utilização apenas quando estritamente necessária. O foco é transformar as operações 100% digitais, reduzindo os custos, contribuindo para uma gestão sustentável e, acima de tudo, segura.
Para atingir esse objetivo, a Fundação Hospital Infantil Sabará, de São Paulo, iniciou no começo do ano um plano de digitalização com o uso de Certificados Digitais. Segundo Milton Alves, diretor de tecnologia da informação e facilities da instituição, o investimento será de R$ 1,2 milhão, em três anos, e a estimativa é recuperar esse recurso com a redução de gastos operacionais, antes mesmo desse período.
O processo de digitalização do hospital, que tem 100 leitos, foi iniciado pelo pronto-socorro, que atende uma média de 500 crianças por dia e gera um volume de prontuários e outras guias que consomem boa parte das mais de 500 mil folhas de papel impressas mensalmente.
“Somente com impressão, os gastos somam R$ 16 mil mensais e a meta é reduzir esse valor para cerca de R$ 7 mil no final deste ano”, diz Alves.
Ele ainda afirma que a área de assistência estará completamente sem papel em julho e em agosto o processo continua no setor administrativo.
Fonte: Brasil Econômico
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