Renato da Silveira Martini, diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), foi o palestrante convidado do último dia do I Simpósio Processo Eletrônico: Sociedade, Tecnologia e Direito. O evento, que ocorreu na semana passada pela OAB Paraná, apresentou a política nacional para difusão e aplicação da Certificação Digital em todo o país.
Na ocasião, Martini ressaltou os benefícios no uso do certificado, que agrega disciplina tecnológica e a presunção da validade jurídica. “É essa fusão que traz o caráter exclusivo dessa tecnologia. É uma ferramenta de um processo muito mais amplo, que a gente chama de desmaterialização, em que há a substituição do tradicional documento em papel para o documento eletrônico. Essa é a grande revolução, que afeta não só o Judiciário, mas toda a vida econômica e social”, afirmou.
O profissional ainda exemplificou seu ponto de vista em números. “Só neste ano, 5 bilhões de notas fiscais eletrônicas foram emitidas. Este é um exemplo do documento que nasce eletronicamente e assim também é armazenado. Então, não estamos mais falando de experimentação, estamos falando de uma realidade”, concluiu.
Fonte: JusBrasil Notícias
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!