Com o aumento do número de ataques maliciosos na internet, além de cuidados com antivírus e outros dispositivos de segurança, empresas e órgãos públicos têm recorrido cada vez mais aos Certificados Digitais ICP-Brasil para aumentar a segurança dos dados trafegados via web.
“É uma tecnologia que fornece mecanismos de segurança às informações eletrônicas, tais como autenticidade, confidencialidade e integridade […] Acredito que ela traga benefícios tanto para a pessoa física quanto para a jurídica. Por isso, é uma tendência que deve se consolidar. Além da segurança, garante agilidade e desburocratização em inúmeros processos”, explica Célio Ribeiro, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid).
“São muitas as possibilidades de aplicação: comércio eletrônico; processos judiciais e administrativos, iniciativas populares de apresentação de projetos de lei – já que o cidadão poderá assinar digitalmente, assinatura da declaração de renda e serviços da Secretaria da Receita Federal”, exemplifica Célio. Também é possível efetuar transações seguras entre instituições financeiras e identificar sites na internet, para garantir que o endereço acessado seja o correto.
Fonte: Terra
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Nádia Maria
Bom dia !
Sou arquivista que gostaria que esclarecer dúvida sobre a lei 12682/2012, que dispõe sobre documentos em meios eletromagnéticos. A lei não deixa claro se haverá necessidade opu não de utilização de certificação digital para produção de documentos em meio eletronico e digitalizados, para empresas privadas. Esta mesama lei vetou o descarte de docuemntos após serem digitalizados.
Desde já obrigada
admin
Nádia Maria,
Realmente a lei não deixa claro no caso das empresas privadas, mas o projeto que originou essa legislação adotava o Certificado Digital ICP-Brasil como a única ferramenta capaz de assegurar a integridade, a autenticidade e a confidencialidade do arquivo que foi digitalizado.
Obrigado!