Nas próximas semanas, a Receita Federal deve divulgar as regras para o envio do Imposto de Renda, isso porque falta menos de um mês para o início do envio da declaração. Porém, não é preciso esperar o pronunciamento do fisco para se preparar. Até porque, o envio prévio aumenta as chances de receber a restituição nos primeiros lotes.
Um dos primeiros passos é se organizar e resgatar comprovantes de pagamentos que serão deduzidos na declaração. Segundo o economista Marcos Paulo Nóbrega, muita gente deixa de incluir algumas despesas porque não encontra os recibos. “É necessário que a pessoa guarde tudo, pois será para benefício próprio. A dica é elaborar uma pasta especial e deixar marcada como comprovantes do IR, e aí quando for elaborar a declaração, não terá problema algum”, afirmou.
Confira algumas dicas para facilitar a entrega da declaração:
- Recibos – separe os recibos de pagamentos que podem ser deduzidos, como consultas médicas e mensalidade escolar. (Deduzido apenas de quem faz a declaração completa).
- Informes de rendimentos – apesar de empresas e bancos terem até 28 de fevereiro para enviar os informes, em alguns casos a entrega é antecipada. Aproveite se o documento já estiver em mãos para se organizar.
- Recibo do ano passado – exigido para a entrega da declaração de 2013. Caso você tenha perdido seu recibo é possível recuperar em uma unidade da Receita Federal ou, para quem possui Certificado Digital ICP-Brasil, solicitar via internet.
- Contratos e notas fiscais – se você comprou um veículo ou imóvel em 2013 precisará informar dados dessa compra na declaração. Por isso, é importante separar, desde já, os contratos e notas.
- Informações de dependentes – quem tem dependentes precisa colocar dados pessoais e informações financeiras deles. Separe a documentação que comprova essas movimentações.
Fonte: Estado de Minas Online
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!