O ano de 2014 trouxe muitas novidades à profissão contábil, exigindo total alinhamento às novas tecnologias utilizadas pelo governo para receber informações empresariais com agilidade e segurança. As novidades entrarão em vigor no decorrer de 2015 e sinalizam a necessidade de uma mudança de perfil do profissional contábil para se adaptar à nova realidade.
Veja quais foram as principais novidades no mundo contábil:
- eSocial: sistema online pelo qual o contador deverá enviar ao fisco as informações trabalhistas e previdenciárias dos empregados de seus clientes.
Desafio para o contador: incentivar a mudança de cultura nas empresas, para que mantenham os cadastros dos funcionários sempre em dia. A novidade exigirá total interação do contador com seus clientes e a previsão é que o novo sistema comece a funcionar em 2015.
- Lei nº 12.973/14: alterou a forma de apurar o Imposto de Renda Pessoa Jurídica, a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, o PIS e a Cofins. A nova legislação acabou com o Regime Tributário de Transição (RTT), utilizada nos últimos cinco anos.
Desafio para o contador: nova adaptação aos novos procedimentos.
- Simples Nacional: determina que médicos, psicólogos, dentistas e outros profissionais, de um total de mais de 400 categorias, terão a opção de aderir ao programa compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos.
Desafio do contador: analisar as melhores opções e vantagens para o negócio de seus clientes.
Relacionadas:
Simples Nacional é ampliado e engloba mais empresas
Escritórios de Contabilidade devem rever seus contratos antes do eSocial
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!