Luca Bartolomeo de Pacioli nasceu em 1445, em Toscana, na Itália. Apesar da infância pobre foi educado pelo matemático Dominico Bragadino. Tornou-se um monge franciscano e professor de matemática de uma escola local.
A história de Luca Pacioli
Em Veneza, no ano de 1470, escreveu a sua primeira obra de matemática na área de álgebra. Mas sua publicação mais importante veio em 1494: “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità” (Conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e proporcionalidade), na qual explicava os conceitos da Contabilidade e Escrituração.
Obra de Luca
Luca foi o difusor da Teoria Contábil do Débito e do Crédito, que corresponde à teoria dos números positivos e negativos. A teoria destacava, inicialmente, os requisitos necessários ao bom comerciante, conceituando as teorias para a realização de inventário e como fazê-lo.
Além disto, destacaria, também, os aspectos práticos sobre livros mercantis, registros de operações e contas em geral, contas de armazenamento, lucros e perdas, correções de erros, entre outros pontos fundamentais para conduzir um comércio no século XV e que ditou as regras para a contabilidade contemporânea.
A obra de Luca Pacioli marcou o início da fase moderna da Contabilidade, na qual abriu precedente para que novas obras pudessem ser escritas.
Leia também:
- Símbolos históricos da Contabilidade
- Dia do Professor: quais são os tipos de professores de Contabilidade?
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!