Apenas contadores podem ser sócios de empresas de auditoria

Contador Digital

Você sabia que para atuar como auditor nas empresas desse segmento, ou mesmo para se tornar um dos sócios desses grandes grupos internacionais, conhecidos como big four, é preciso ser formado em Ciências Contábeis e ter experiência nesse segmento?

O caminho para se tornar um auditor independente exige dedicação, mas é recompensador: as grandes empresas buscam profissionais ou mesmo estudantes na área de Ciências Contábeis, que se destacam por seu bom desempenho, treinando-os e oferecendo até mesmo bolsas de estudo para incentivar a capacitação dos futuros auditores.

Além de ser graduado em Ciências Contábeis e obter o registro profissional junto ao Sistema CFC/CRC, é preciso fazer o Exame de Qualificação Técnica para o ingresso no Cadastro Nacional de Auditores Independentes – CNAI do CFC, o que também é exigido pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM (para quem quer obter registro para atuar em Auditoria Independente na área de Mercado de Capitais) e pelo Banco Central, como explica o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon.

Mauro Moreira, sócio de auditoria e líder do escritório do Rio de Janeiro da Ernst & Young (EY), explica que, quanto mais conhecimento o profissional tiver, mais chances ele terá de crescer no mercado de trabalho. Como as principais empresas de Auditoria Independente são multinacionais, conhecer mais de um idioma é requisito fundamental para uma carreira de sucesso. Mas o segredo para o bom desempenho é a paixão pela profissão. “É isso o que motiva a acordar na segunda-feira de manhã animado com um projeto, mesmo após 34 anos de carreira, como é o meu caso”.

Uma das formas de entrar em uma empresa de auditoria é por meio de recrutamentos, que costumam ser anuais. Quanto mais cedo o profissional começar a busca uma vaga neste setor, melhor. “Nós focamos nos estudantes de Ciências Contábeis e nos profissionais recém-formados, para que eles possam crescer conosco, aderindo mais facilmente à cultura da empresa. Nós prestamos um serviço e as pessoas que trabalham conosco são a cara da empresa”, explica Moreira, que também começou como trainee na EY.

Se precisar de mais informações sobre como ingressar em uma auditoria visite os sites do Ibracon e do CFC ou o do Conselho de Contabilidade de sua região.

Relacionadas:

Classe Contábil evita multa de R$ 1 bilhão a empresas
Símbolos históricos da Contabilidade 

 

Clube do Contador Certisign

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password