Todos os anos, milhares de contribuintes caem na temida malha fina da Receita Federal do Brasil por conta de erros no preenchimento da declaração e omissão de rendimentos. Em 2014, 937 mil contribuintes foram pegos pelo Leão em comparação ao ano de 2015, 617.695 houve uma queda de 34%.
Os principais motivos que levaram os contribuintes à malha fina:
• Falta de informações sobre os rendimentos do titular e de seus dependentes;
• Dados errados sobre dedução com previdência;
• Problemas com comprovantes de despesas médicas;
• Fonte pagadora (empresa empregadora, por exemplo) não confirmou dados fornecidos pelo contribuinte;
• Omissão de informações sobre rendimento com aluguéis;
• Indícios de falsidade em dados sobre pensão alimentícia.
Para o contribuinte fugir desses problemas, além de uma boa organização, como separar os comprovantes com antecedência, uma alternativa é a declaração pré-preenchida, apresentada pela Receita Federal no IR 2014.
Para utilizar a declaração pré-preenchida é necessário ter um Certificado Digital ICP-Brasil e ter apresentado a Declaração de Ajuste Anual referente ao exercício de 2015 (ano-calendário de 2014) e que a Receita já tenha recebido as informações da fonte pagadora.
Por que a declaração pré-preenchida é uma boa opção?
“O contribuinte terá apenas que alterar, se necessário, os dados de despesas e deduções. Isso porque o Certificado Digital possibilita, por meio da garantia do sigilo fiscal, que o titular receba todas as informações da base da Receita vinculadas ao seu CPF. Basta clicar na opção Declaração Pré-Preenchida disponível no site da Receita (e-Cac) e pronto. Desta forma, diminuem as possibilidades de erro e de cair eventualmente na malha fina”, explica Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign.
Agilize a entrega da Declaração de Imposto de Renda e minimize os riscos com a malha fina adquirindo o Certificado Digital. Aproveite a promoção aqui no Blog da Certisign e adquira o e-CPF, armazenado no Cartão, com validade de 3 anos de R$280, por R$200. Para comprar, clique aqui.
Promoção Válida até 30/04/2016.
Fonte: RFB com informações Certisign
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!