Categorias: CONTADOR

A mudança no dress code empresarial

Por mais que estética não ateste competência, as roupas que usamos precisam condizer com o local ao qual iremos. No entanto, o que sempre imaginamos como “roupa de trabalho” tem mudado nos últimos tempos, em especial graças à chegada da Geração Y a cargos mais elevados dentro das companhias.

Um bom exemplo disso e o dono do “todo poderoso” Facebook: Mark Zuckerberg. Longe do terno e gravata que geralmente são esperados de um CEO, o empresário usa… jeans e camiseta. Inclusive em importantes reuniões para a aquisição e venda de empresas.

Imagem: Revista Galileu

Para quem não sabe, muitas empresas possuem um dress code, ou seja, um código de vestuário, exigindo o uso de roupas específicas, como ternos, saias, saltos e até mesmo maquiagem e barba bem feitas. Algumas companhias levam isto tão a sério que estipulam em contrato que o não cumprimento deste “código” pode implicar em demissão. Inclusive, empresas de auditoria fazem parte deste rol.

Por isso fica a pergunta: será que esta tendência de um visual mais casual atingirá os escritórios de Contabilidade?

Com a chegada do verão, em especial, usar terno ou mesmo um sapato de salto alto torna-se especialmente incômodo. A estação pede roupas leves e frescas, mesmo que o ambiente tenha ar-condicionado, até porque na rua o clima não perdoa. Isso sem falar no transporte público ou mesmo nos profissionais que atuam no Norte e no Nordeste do País, onde as temperaturas são altas o ano inteiro.

Há ainda o quesito “moda”. Em 2016, os queridinhos das passarelas, das propagandas, e até mesmo de muitas mulheres foi o “estilo lenhador”, que consiste em uma barba de média a grande, bem cuidada, e um generoso coque no cabelo dos marmanjos – muito longe da imagem “desleixada” que uma barba por fazer pode passar.

Imagem e vestimenta, influência no local de trabalho

Dito isto, fica a questão: é possível mudar uma vestimenta sem afetar a imagem que os clientes, em especial os mais conservadores, têm do profissional? Não estamos falando em usar a camiseta da sua banda favorita no horário do expediente, mas trocar o pesado terno por uma camisa mais fina e confortável, por exemplo.

As relações interpessoais têm mudado e elas podem – e provavelmente irão – afetar diretamente as rotinas de trabalho. O dress code pode ser o próximo alvo desta transição. Se você, contador, também quer evitar as roupas pesadas, que especialmente no verão, por causa do calor, tornam a sua produtividade menor, sugira ao seu líder uma adequação. Roupas mais leves, como camisas de manga curta ou mesmo camisetas polo, já seriam de grande alívio aos funcionários. Fica a dica.

Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador Certisign ou ligue para (11) 3546 3800.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022