A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que pretende utilizar a tecnologia da Certificação Digital ICP-Brasil no sistema de compensação digital de cheques por imagem, que entrou em vigor na semana passada.
Segundo o diretor adjunto de serviços da federação, Walter Tadeu Faria, o Certificado Digital será utilizado para a tramitação de dados. “Em 2012, quando estivermos usando a Certificação Digital, completaremos a fase de implantação do novo sistema, que agregará segurança, credibilidade e maior eficiência na compensação de cheques”, afirma.
De acordo com o profissional, a compensação digital por imagem torna mais ágil e padroniza o prazo de compensação. Com isso, um cheque de até R$ 299,99 será compensado em dois dias e cheques acima desse valor em apenas um dia.
Entre as vantagens do uso da certificação nesse processo, estão a economia e segurança para os bancos que adotarem a tecnologia, pois os cheques não serão mais transportados em malotes, o que evita roubos e fraudes. “Com a compensação digital, já é possível constatar uma melhora nas rotinas diárias de compensação. A estimativa é que cada banco economize R$ 100 milhões por ano”, conclui Faria.
Fonte: TI Inside
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…