Categorias: Notícias Contábeis

A simbologia dos números e sua relação com a sociedade

Uma das primeiras lições que aprendemos quando começamos a ser alfabetizados são os números e o alfabeto. O processo se torna tão automático que é impossível pensar em um algarismo sem associar a sua forma. Agora, você já parou para pensar por que “um” é “1”, “dois” é “2”, ou “dois mil e quinze” é “2015”?

O conceito de número, ou seja, o processo de contagem, se desenvolveu ao longo da história da humanidade. Desde os tempos mais primitivos, o homem já tinha certa noção ao reconhecer quando havia mais ou menos objetos.

Com a evolução da sociedade, a simples contagem tornou-se cada vez mais importante. No começo da história da escrita de algumas civilizações, como os egípcios, babilônios e outros povos, os primeiros nove números inteiros eram anotados pela repetição de traços verticais.

Os algarismos indo-arábicos, ou simplesmente arábicos, sistema de numeração utilizado no ocidente, surgiu há muitos séculos no Vale do Rio Indo, na Ásia, onde hoje se localiza o Paquistão. O primeiro número inventado foi o “1”, que significava “o homem e sua unicidade”; o segundo foi o “2”, que simboliza “a mulher da família”, e, na sequência, o número “3”, que significava “multidão”.

A partir desse processo de simbologia, o qual relacionava o algarismo a uma forma ou conceito, a contagem nos dedos se tornou um dos processos fundamentais para a perpetuação dos números. O “5” significa “mão” e o “10” significa “duas mãos”.

O zero foi o último numeral a ser criado pelos hindus, que precisavam representar a ausência de valor de alguma forma. Assim, surgiu a regra de que o valor do algarismo varia de acordo com a sua posição.

A notação numérica indo-arábica de 0 a 9 permite uma diversidade de combinações. Na matemática, por exemplo, quando um resultado assume valores superiores a qualquer número real, dizemos que ele tende ao infinito.

Existe também a teoria de que os números arábicos “um”, “dois”, “três” e “quatro” foram baseados em traços que formam a quantidade de ângulos que o número representava. Assim o algarismo “1” era representado por dois traços que se uniam num vórtice superior (como um “V” invertido), o “2” como um “Z”, o “3” como um sigma (Σ) invertido e o “4” quase exatamente como é hoje.

Já os números “cinco”, “seis”, “sete”, “oito”, “nove” e “dez” foram definidos de acordo com os conhecimentos sobre as representações manuscritas do ábaco, especialmente usado para representar os valores de cada mão humana.

A noção de número e suas generalizações estão eternizadas na vida de cada indivíduo, por meio da ciência, da indústria e do comércio. Sem eles, a Contabilidade não existiria.

Relacionadas
Luca Pacioli: o pai da Contabilidade moderna

Contador fala sobre experiência na feira de tecnologia CES 2015

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022