Muito se fala na revolução 4.0 e como ela irá impactar as mais diversas atividades e profissões. Claro que a advocacia não poderia estar de fora e, apesar da sua base tradicional e sólida, vem passando por diversas transformações tecnológicas, que serão ainda mais impactantes com a chamada advocacia 4.0.
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o conceito e sua importância.
Em linhas gerais, é aquele que não tem medo da tecnologia. Pelo contrário, está sempre atento às inovações na área jurídica e como pode utilizar delas para melhorar ainda mais seu rendimento e a entrega do seu trabalho.
Em outras palavras, é aquele profissional que tem plena consciência de que a inteligência artificial, por exemplo, não chegou para tirar o emprego de advogados, e sim ajuda-los a ir além.
Para ser um advogado 4.0 é preciso estar conectado com o que está acontecendo no mundo da tecnologia: ler muito, ir a eventos, ficar atento no que as Lawtechs e Legaltech vêm fazendo, participar de cursos, ou seja, é preciso buscar informação e estar atualizado.
Um segundo passo é adaptar o seu escritório e o dia a dia para também usar a revolução 4.0 na prática, não somente na teoria.
Em primeiro lugar, é preciso pensar em uma equipe multidisciplinar. Por exemplo, neste modelo um bom profissional de TI e um de gestão de projetos podem ter tanta relevância quanto um bom advogado.
O escritório 4.0 tem processos automatizados – aqueles que são em massa e que demandam tempo e pessoas para fazer –, por isso conseguem trabalhar de forma mais enxuta com qualidade, utilizando automação para serviços mais operacionais e mão de obra qualificada para tudo o que é mais estratégico.
Neste contexto, as assinaturas digital e eletrônica são muito importantes, pois auxiliam o advogado a assinar documentos com validade jurídica em minutos, sem papel e caneta e sem precisar gastar com impressão e transporte.
Para assinar digitalmente basta utilizar o Certificado Digital AC OAB (ou um e-CPF) e submeter o documento no Portal de Assinaturas Certisign. A assinatura eletrônica também é feita na mesma plataforma, mas a autenticação da identidade é feita por meio da inserção de dados e da coleta da biometria facial.
Vale lembrar que o cliente também vem mudando ao longo do tempo. Por isso, nunca foi tão importante entender o negócio do cliente, suas necessidades e suas transformações. Com todas estas informações na manga, é possível oferecer soluções que vão de encontro com o que as empresas precisam.
E, por falar em cliente, outro ponto importante é a comunicação com ele. O advogado 4.0 sabe o quanto a informação é importante e deve estar facilmente disponível, por isso é conectado, possui um website funcional (no qual publica informativos e artigos regularmente), tem presença nas redes sociais relevantes para seu trabalho e sabe utilizar outras ferramentas úteis para comunicação, como WhatsApp, Webinar, Skype, Zoom, entre outros que fazem parte do cotidiano do seu público.
Outro ponto positivo da advocacia 4.0 é, como as grandes empresas já fazem, se embasar em fatos para a tomada de decisão. Neste contexto, o advogado também assume um papel de estrategista e estatístico, analisando os dados que lhe são apresentados e definindo os próximos passos.
Já existem inúmeras ferramentas no mercado capazes de trazer dados muito relevantes para os advogados. Por exemplo, quais tem sido as decisões em determinado tribunal para casos semelhantes a aquele no qual está trabalhando. Com esse tipo de informação em mãos, é possível ser muito mais assertivo, além de economizar tempo.
O cliente está exigente e cada vez mais espera do seu advogado este tipo de postura e atitudes. Assim, vale se aprofundar no tema e tentar trazer pelo menos alguns elementos dele para o seu cotidiano. Com certeza, fará muita diferença na atuação do seu escritório.
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