Na história de toda profissão, há profissionais emblemáticos e que servem de inspiração para as gerações futuras. No direito, isso não poderia ser diferente. Selecionamos alguns nomes de Advogados que foram e são muito marcantes para a história do brasil e, claro, para a profissão. Confira:
8 Advogados importantes para a história do Brasil
Luís Gama
Como muita garra e determinação, esse filho de africanos e que teve sua infância marcada pela escravidão, conseguiu dar a volta por cima, graduou-se em Direito e foi um dos abolicionistas mais ativos que o Brasil teve. Como se não bastasse, ainda foi poeta e jornalista, chegando a integrar a Academia Paulista de Letras.
Ao longo de sua trajetória, nunca esqueceu dos negros e pessoas menos favorecidas, e sempre batalhou para que aqueles nestas condições tivessem mais oportunidades.
Clóvis Beviláqua
Profissional de grande destaque no Direito Brasileiro é citação certa em qualquer faculdade da área, pois deixou extensa obra sobre temas jurídicos e, também, sobre outros diversos como história, filosofia e literatura.
Além disso, foi um dos principais responsáveis pela atualização do Código Civil, que era completamente ultrapassado antes de sua revitalização.
Rui Barbosa
Certamente uma personalidade marcante e muito forte da história brasileira, não somente no Direito. No início do século 20, Barbosa foi reconhecido e respeitado político, estadista, diplomata e um dos maiores juristas que o Brasil já teve. Até hoje suas frases são famosas e amplamente usadas entre os Advogados.
Entre suas atuações de destaque, destacamos o seu emprenho na luta contra a escravidão, seu grande apoio nas reformas das eleições e da educação, além de ser um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, da qual foi presidente logo após o escritor Machado de Assis. Barbosa também é figura reconhecida mundialmente devido sua participação na Conferência da Paz de Haia (1907).
Pontes Miranda
Outro grande nome da Advocacia nacional, amplamente conhecido e que muito contribuiu para o Direito brasileiro e para a história do Brasil. Além de Advogado, foi também diplomata, filósofo, matemático, professor e sociólogo.
É considerado também o parecerista mais citado na jurisprudência brasileira.
Heráclito Fontoura Sobral Pinto
Devido a sua participação em diversos eventos importantes ao longo do século 20, tornou-se um dos juristas mais famosos do Brasil.
O Advogado se posicionou ao lado dos direitos humanos e dos presos políticos durante as duas ditaduras brasileiras (Estado Novo e Militar).
Márcio Thomaz Bastos
Mais contemporâneo em relação aos outros, falecido em 2014, foi considerado um dos principais Advogados criminalistas do Brasil, chegando a ocupar o posto de Ministro da Justiça.
Seu primeiro juri foi em 1957 como solicitador acadêmico. Trabalhou em quase 1000 julgamentos, nos quais defendia – na maioria das vezes – de forma gratuita aqueles que não podiam pagar os honorários advocatícios.
José Martins Pinheiro Neto
Fundador de um dos escritórios mais conhecidos do Brasil, o Pinheiro Neto, é possível dizer que o Advogado revolucionou o perfil da profissão no país. Foi correspondente da BBC em Londres durante a Segunda Guerra Mundial e, ao regressar ao Brasil, decidiu abrir seu próprio escritório, sendo visionário em diversos aspectos: criou o conceito de sociedade de Advogados, teve papel importante na atração de capital estrangeiro para o país, se antecipou a conceitos de marketing procurando valorizar o cliente e tendo cuidado com a qualidade dos serviços prestados, entre outras inúmeras iniciativas.
Certamente, seu trabalho e seu escritório fazem parte de um importante capítulo do Direito brasileiro.
Sergio Bermudes
Sócio fundador de uma famosa banca brasileira que leva seu nome, muito forte na área contenciosa e de reestruturação de empresas, Sergio Bermudes é certamente um profissional emblemático no Direito. Seu nome ficou muito conhecido na década de 70, após patrocinar a causa da viúva de Vladimir Herzog, o que foi considerada a primeira derrota da ditadura no judiciário uma vez que o assassinato do jornalista foi reconhecido.
Além disso, foi um dos Advogados que integrou a comissão responsável pela revisão do Código de Processo Civil (1985), entre outras experiências marcantes que viveu ao longo dos anos na Advocacia nacional e na história do Brasil.
E você, conte para a gente, qual profissional do Direito brasileiro, do passado ou da atualidade, que mais admira?
Você pode gostar de: Curiosidades do Certificado Digital OAB exclusivo para Advogados
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!