Hoje 25 de janeiro a cidade de São Paulo completa 462 anos, em constante evolução ela continua mais tecnológica do que nunca. A capital é considerada como de grandes oportunidades para os profissionais que atuam na área Contábil. Isso porque, além de ter uma população de mais de 10 milhões de habitantes, o município é um dos maiores centros empresariais do País, com mais de 1,6 milhão de empresas.
Além disto, a cidade tem um papel de grande relevância na história da Contabilidade brasileira, porque em 19 de julho 1919, um grupo de onze estudantes fundou o Instituto Paulista de Contabilidade (IPC) para lutar pelos direitos da Classe Contábil.
A entidade deu origem ao Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, que hoje representa 80 mil profissionais na capital e em 20 municípios do Estado de São Paulo (o número de profissionais atuantes no Estado é de aproximadamente 140 mil). Neste período, a cidade estava sob administração do prefeito Washington Luís Pereira de Souza, que entre outras realizações, foi o responsável por oficializar o brasão da cidade de São Paulo, no ano de 1916.
A cidade também foi pioneira na formação Contábil, ao oferecer um dos primeiros cursos profissionalizantes do País. Em 1902, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP ministrou o primeiro curso voltado para contadores, e por meio do Decreto-Lei n.º 6.141, de 28 de dezembro de 1943, definiu nova razão social, passou a oferecer os cursos Comercial Básico e Contabilidade. Atualmente, a profissão é uma das mais promissoras no País, formando anualmente, milhares de novos profissionais que têm como missão cuidar da saúde das empresas que fazem de São Paulo uma das maiores metrópoles do mundo.
Sempre pioneiro e inovador, servindo inclusive de exemplo para todo o País, o município de São Paulo, foi o primeiro a efetuar a assinatura de documentos digitalmente, em parceria com a Junta Comercial do Estado de São Paulo – Jucesp. A iniciativa teve como finalidade diminuir a burocracia e agilizar os negócios. Desde o ano passado, para abrir uma empresa em São Paulo, basta preencher alguns formulários, recolher as taxas devidas e subir o Contrato Social no Portal da Jucesp para o recolhimento das assinaturas com o auxílio do Certificado Digital.
Faça também parte da história da Contabilidade tornando seu escritório referência no quesito paperless. Crie, assine, transmita e armazene documentos no Portal de Assinaturas. Experimente gratuitamente.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…