Antecipar o IRPF é um bom negócio?

Como diria Henry Ford, fundador da Ford, uma das maiores montadoras de automóveis do mundo “se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência”… E ele estava certo, principalmente se o assunto for restituição do IRPF – Imposto de Renda. Provavelmente você, leitor, deve estar se perguntando “o que tem a ver uma coisa com a outra”.

Calma, o Clube do Contador Certisign explica:

Em geral, chegada a época do envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, não são poucos os contribuintes que querem antecipar a restituição do imposto de renda, a qual é paga pelo fisco entre os meses de junho e dezembro. O objetivo? Ter uma grana extra é claro, em um mês muito difícil, já que passamos por Natal, Ano Novo, férias, compra de material escolar, pagamento de IPVA e IPTU, Carnaval, isso sem contar os tradicionais gastos de todos os meses, afinal, quando o assunto é dinheiro, a impressão que passa é que o que colocamos de carrinho de mão sai de caminhão-tanque, não é mesmo?

Bem, voltemos ao assunto restituição do Imposto de Renda. Se você é desses que não vê a hora de acertar as contas com o leão para botar as mãos na restituição pedindo para o seu gerente do banco já liberar o pagamento, calma!

Antecipar ou não? Eis a questão

Em primeiro lugar, o Clube do Contador Certisign, sabendo que há muita tentação em ter um dinheirinho antecipado, aconselha aos seus leitores a só anteciparem a restituição caso não haja outra possibilidade de obter aquele recurso para quitar suas dívidas. Ouviu bem? Dívidas! Não adianta querer o dinheiro para comprar aquela bolsa que você viu ontem na vitrine ao voltar do trabalho ou fazer aquela viagem dos sonhos. Isso pode esperar! Tudo porque quem antecipa a restituição tem de pagar juros, e só as dívidas podem ter juros mais altos do que os da linha de crédito do ressarcimento da Receita Federal do Brasil – RFB.

Juros

E, por falar em taxa de juros cobrados na restituição, saiba que nos grandes bancos, como Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Santander, por exemplo, essas alíquotas podem variar entre 1,79% e 6,87% ao mês. Para termos uma ideia, no caso de cheque especial ou cartão de crédito, a porcentagem pode chegar a até 12%. Ou seja: se você antecipar o dinheiro da restituição, estará, automaticamente, perdendo dinheiro!

Por fim, ressaltamos: não é uma boa ideia antecipar a restituição do IR, a não ser que você tenha dívidas. Afinal, como há juros, a pessoa recebe menos dinheiro do que o total pago pela RFB.

Mas o que fazer para receber a restituição do IR o quanto antes?

Todos os anos, os pagamentos das restituições são feitos em forma de lotes. Ao todo, são sete lotes, os quais são pagos a partir do dia 15 de junho. Todos os beneficiários são divididos nesses lotes de acordo com a ordem de recebimento das declarações. Não há segredo: quem envia primeiro, recebe primeiro! Então, quem enviou o documento ao fisco na primeira semana de março, por exemplo, quando foi aberta a temporada de entrega da declaração, deve receber a restituição logo no primeiro mês [junho], enquanto aqueles que deixarem para cumprir com a obrigação na última hora devem recebê-la só no final do ano.

Exceções no Imposto de Renda

Há algumas exceções que recebem a restituição logo no primeiro lote:

  • São os contribuintes com 70 anos ou mais;
  • Portadores de deficiência física ou mental;
  • Pessoas portadoras de moléstias graves.

Só elas têm prioridade na restituição, independentemente da data que enviaram a declaração. O restante vai para a fila! Portanto, se você não se enquadra em nenhum desses três casos e quer [ou precisa] receber logo o dinheiro da restituição do IR, o melhor a fazer é transmitir o quanto antes ao fisco a declaração do Imposto de Renda. Até o dia 8 de março, a Receita já havia registrado o recebimento de 1.704.003 documentos, e a expectativa do órgão é de que 28,8 milhões de pessoas acertem suas contas com o leão até 30 de abril.

Portanto, corra! Quanto mais rápido você enviar a sua declaração, mais rápido receberá a sua restituição!

Renda Extra

Se o seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign, além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses. Não deixe para depois, afinal essa ferramenta facilita (e muito) o contato do seu cliente com o fisco, os bancos e outros órgãos governamentais.

Você também pode gostar: Imposto de renda 2018: novidades do programa

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022