O armazenamento de dados na nuvem exige muito mais do que apenas uma senha.
Ainda que o armazenamento de dados na nuvem traga uma série de vantagens – você pode conhecê-las melhor clicando aqui – a segurança na hora de alocar seus arquivos em um serviço do gênero também é algo essencial para evitar acessos não-autorizados ou a perda das informações. Logo, confira cinco cuidados necessários que você deve ter ao guardar seus documentos, fotos e afins na nuvem.
Armazenamento de dados na nuvem: 5 cuidados
Deixa a autenticação de dois fatores ativada
A verificação em duas etapas ou autenticação de dois fatores (2FA, na sigla em inglês) é um código recebido ou gerado em seu celular e que deve ser informado no momento do login, após a senha, para confirmar o acesso. Esse código é sempre diferente e, por isso, protege sua conta mesmo que você perca a senha. O recurso está disponível em quase todos os serviços, incluindo Dropbox, OneDrive, iCloud e Google Drive.
Para o caso de perda do celular, é importante que você procure a opção para gerar o código de acesso alternativo. Esse código precisa ser anotado. Se você não tiver mais acesso ao número do celular nem condição de usar o gerador de código, perderá acesso à sua conta.
Crie senhas complexas e difíceis de serem hackeadas
Da mesma forma que precisamos proteger nossos e-mails, precisamos cuidar do nosso acesso à nuvem, por isso, armazenar os dados nessa plataforma também exige cuidado. Como uma senha pouco eficiente pode representar um risco à segurança do sistema, é fundamental criar senhas complexas (combinando letras e números) e que elas sejam de total responsabilidade de cada usuário.
Nada de escrevê-las em pedaços de papel ou em arquivos dentro da máquina. Procure, também, evitar o lugar-comum. Datas de nascimento, por exemplo, devem ser descartadas.
Opte por um serviço confiável
Antes de tomar a decisão sobre qual serviço de armazenamento na nuvem contratar, é importante pesquisar se ele é realmente confiável.
Peça a recomendação de pessoas conhecidas que você saiba que já usam essa solução e pesquise se houve algum caso de ataque malicioso bem-sucedido contra a empresa. Lembre-se também de avaliar os planos disponíveis e ver quais são os recursos de segurança que o fornecedor oferece — inclusive, se há autenticação em duas etapas.
Verifique também alguns pequenos fatores que indicam se a segurança é realmente prioridade para essa organização. Um deles é a presença de um Certificado de Segurança no site (SSL), geralmente representado por um cadeado verde na barra de endereços do seu navegador quando você visita uma das páginas dela.
Se você usa o navegador Chrome, por exemplo, caso a página não seja confiável, você verá a mensagem “Não seguro”, no mesmo local onde deveria estar o cadeado.
Use recursos de criptografia
Existem softwares de criptografia que tornam as informações dos arquivos ilegíveis para quem não possui uma senha para descriptografá-las. Certos serviços já proporcionam essa função, mas você pode usar ferramentas de terceiros para aplicar essa camada extra de proteção antes de transferir os seus arquivos.
As desvantagens são a necessidade de criar e lembrar de mais uma senha, além de uma eventual demora no processo de encriptação dos dados dependendo do volume de informações que você possui. Ainda assim, é um passo que vale a pena se você deseja manter os seus ativos digitais a salvo de possíveis ameaças.
Escolha com cuidado o que você vai armazenar na nuvem e quem pode acessar esses dados
Embora muito eficientes e seguras, o recomendado é não transferir para a nuvem arquivos confidenciais ou estratégicos, que podem despertar o interesse de um possível invasor. Além disso, é importante não concentrar tudo num lugar só.
Procure espalhar os seus dados e faça backups periodicamente. Assim, fica mais difícil para um hacker ter acesso às informações de sua empresa. Ao enviar dados para a nuvem, é importante que haja divisões hierárquicas, assim como existe dentro da empresa. Por exemplo: um funcionário administrativo não precisa ter acesso aos documentos da diretoria.
Para criar essa divisão, basta trabalhar com autorizações, assim as informações são divididas em níveis organizacionais, mantendo o sigilo de documentos específicos.
Escolha produtos que usam a nuvem de forma confiável e eficiente. Como o remoteID Certisign
O Remote ID é um certificado digital da Certisign que tem todas as qualidades da versão física, mas com uma diferença: ele fica armazenado na nuvem. A grande característica dele é a mobilidade, já que ele pode ser utilizado em qualquer dispositivo que esteja conectado à internet. Com isso, você pode, por exemplo, assinar documentos com validade jurídica a partir do seu smartphone, tablet e até do notebook, é claro.
Outra grande vantagem do certificado na nuvem é a dispensa de dispositivos físicos como o token ou cartões criptográficos que, eventualmente, podem apresentar problemas de compatibilidade com navegadores, sistemas operacionais ou drives de instalação.
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