Até pouco tempo, quando uma pessoa quisesse aderir a um Plano de Saúde, era necessário uma série de etapas. Primeiro, precisávamos pesquisar pelo convênio que oferecesse um plano prático às nossas necessidades e que tivesse o melhor custo-benefício; depois era preciso falar com o corretor e agendar uma visita para discutir as opções. E, só depois de tudo isso, era preciso assinar o contrato de adesão do Plano de saúde que resultava em aquele monte de vias que resultavam em muitos papeis.
Mas, agora, todo esse (demorado) processo tende a virar coisa do passado, graças à adoção de uma tecnologia que vem se tornando cada vez mais popular: a Assinatura Eletrônica.
Sim, é isso mesmo. Já é possível contratar um Plano de Saúde online, diretamente do site das operadoras. Todo o processo é normatizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em resolução aprovada no final de 2016 (Resolução Normativa nº 413).
Depois de pesquisar pelo melhor plano para você e sua família, é preciso dar início ao trâmite, o que inclui a entrega de toda a documentação à operadora, que fará a análise da mesma. Depois que esse processo for feito e aprovado, é hora da emissão. Esse documento deve trazer, obrigatoriamente, os seguintes dados:
• Nome comercial e número de registro do plano na ANS;
• Tipo de contratação e suas peculiaridades;
• Segmentação assistencial do plano de saúde;
• Área geográfica de abrangência do plano de saúde;
• Área de atuação do plano de saúde;
• Padrão de acomodação em internação;
• Formação do preço.
Se todos esses dados estiverem presentes e você estiver de acordo com as condições, é hora de assinar eletronicamente o documento. A partir daí, você pode usar um Certificado Digital da Certisign, que garante total validade jurídica e cujas camadas de criptografia protegem o tráfego de informações contra interceptações indevidas.
Além da praticidade, a Assinatura Eletrônica de um plano de saúde tem uma série de outras vantagens. Entre elas, a economia com a não impressão e armazenamento de papeis, a dispensa de deslocamentos e gastos com transporte, além de, é claro, agilidade no processo, credibilidade e segurança jurídica.
E se a praticidade da digitalização de processos já chegou ao consumidor, por que ela não pode revolucionar o seu hospital? Para isso, você pode encontrar uma solução completa para o seu hospital, que une o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), a Certificação Digital e muito mais no CertiMED 4.0. Trata-se de um pacote de soluções de borda, que pode se integrar aos mais diversos Sistemas de Gestão Hospitalar (HIS). Para saber mais, visite nosso site ou preencha o formulário abaixo.
Você também pode gostar: Assinatura Eletrônica de contratos aumenta eficiência no segmento de saúde
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…