Categorias: Cidadania Digital

Assine embaixo com seu Certificado Digital

Segundo o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), direito autoral é um conjunto de prerrogativas conferidas por lei à pessoa física ou jurídica, criadora da obra intelectual, para que ela possa gozar dos benefícios morais e patrimoniais resultantes da exploração de suas criações. O direito autoral está regulamentado pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) e protege as relações entre o criador e quem utiliza suas criações artísticas, literárias ou científicas, tais como textos, livros, pinturas, esculturas, músicas, fotografias etc.

No entanto, mesmo com a criação dessas normas, muitas polêmicas já foram ocasionadas envolvendo o tema. Um dos casos que mais chamou a atenção foi o do site Caligrafitti que acabou sendo taxado pelo ECAD por compartilhar um link de YouTube.

A polêmica tomou grandes proporções, fazendo até com que muitos artistas contestassem a forma como o ECAD tem trabalhado e cobrado os direitos autorais de suas obras. Diante dessa confusão, é natural começar a pensar em soluções alternativas para esse tipo de problema. Já imaginou se, no futuro, ao criar uma obra intelectual, fosse possível registrar seu direito autoral com um Certificado Digital?

Logo de cara já é possível prever algumas vantagens. Ao assinar suas obras com um Certificado Digital, os autores se livrariam da lentidão e burocracia de órgãos governamentais de registro. Além de tornar o processo mais econômico, seria uma forma simples, fácil e acessível de proteger suas obras. Assim como assinaturas normais, o registro teria validade jurídica, reconhecida por entidades, como comunidade científica, Receita Federal, Superior Tribunal de Justiça (STJ), Superior Tribunal Federal (STF), governos estrangeiros e entidades internacionais.

Infelizmente, registrar direitos autorais via Certificado Digital ainda é apenas uma ideia, mas com a criação de cada vez mais conteúdos de natureza digital, talvez ela tenha potencial para ser realizada em um futuro não muito distante.

Enquanto isso, você pode aproveitar as vantagens que o Certificado Digital Certisign já oferece, como assinar documentos e contratos de forma segura, ágil e sustentável. Isso sem falar nas ofertas exclusivas a que só o cliente Certisign tem acesso, no nosso Clube de Vantagens.

Você ainda não tem um Certificado Digital Certisign? Compre conosco e tenha acesso ao Clube de Vantagens Certisign: descontos que já valem o investimento.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022