Nesta época de crise, quando muitas empresas estão sofrendo os impactos da retração na economia, surge mais uma obrigação a cumprir: o pagamento do 13º salário a todos os funcionários, sendo que a primeira parcela venceu no dia 30 de novembro e a segunda deve ser paga em dezembro.
Excepcionalmente este ano, o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos empregados deve ser realizado até o dia 18 de dezembro, sexta-feira. Isto porque o dia 20 de dezembro, data prevista na Legislação Trabalhista para o acerto, cai no domingo.
Têm direito ao benefício todos os empregados brasileiros contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, incluindo os trabalhadores temporários e os domésticos, desde que tenham exercido suas atividades por um período mínimo de 15 dias em cada mês.
Na quitação desta última parcela, o empregador deve fazer o cálculo da contribuição natalina com os descontos devidos, segundo o que está previsto na lei. Sobre o 13º salário incide o Imposto de Renda, sendo o recolhimento de obrigação do empregador. A Receita Federal do Brasil – RFB esclarece que o valor da última parcela da gratificação será totalmente tributado no momento da sua quitação, com base na tabela progressiva mensal vigente no mês. Só estão isentos do pagamento do IR os trabalhadores e aposentados com doenças graves.
A empresa que não cumprir o prazo previsto na legislação será penalizada com uma multa administrativa no valor de R$ 170,16 por empregado contratado que deve ser pago ao Ministério do Trabalho, e esse valor será dobrado em caso de reincidência.
Casos especiais:
O FGTS do 13º dos domésticos deve ser pago até o dia 7 de janeiro. Definido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social – MTPS, no dia 9 de dezembro, por meio da Portaria nº 1, que o recolhimento das contribuições dos empregados domésticos incidentes sobre a gratificação natalina deverá ser feito até o dia 7 de janeiro. Essa medida altera a Redação do art. 4 da Portaria Interministerial nº 822, de 2015.
Atenção: a segunda parcela do 13ª salário dos empregados doméstico deve ser paga até o dia 18 de dezembro, como dos demais empregados. A data de 7 de janeiro refere-se ao recolhimento da contribuição ao FGTS, que deve ser feita pelos patrões.
Você ainda não tem um Certificado Digital Certisign? Compre conosco e tenha acesso ao Clube de Vantagens Certisign: descontos que já valem o investimento.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…