A presidente Dilma Rousseff poderá ou não vetar a correção de 6,5% no teto salarial para isenção do imposto de renda em 2015. O reajuste foi aprovado pelo Congresso Nacional no dia 17 de novembro de 2014, após meses de articulação entre o então ministro da Fazenda, Guido Mantega, e representantes de diversos segmentos, como indústrias e pequenas empresas.
O Congresso aprovou a alteração da proposta que estava na Medida Provisória 656, de outubro de 2014 – que substituiu a MP 644, que assegurava a correção da tabela do IR, mas que perdeu a validade em agosto de 2014.
Existe um cenário, no entanto, que o reajuste seja vetado, a fim de evitar perda na arrecadação, o que, segundo o governo agravaria a situação de crise, podendo aproximar ainda mais a economia brasileira da temida recessão.
Porém, a medida seria impopular, uma vez que esse pleito é aguardado desde a aprovação do Supersimples, ocorrida em agosto do ano passado. Com o reajuste da tabela do IR atualizada abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA – que fechou em 6,56% nos últimos 12 meses – e mesmo do aumento do salário mínimo, parte do contribuinte brasileiro estaria a frente de um aumento indireto da carta tributária.
Caso confirme-se o veto, menos contribuintes serão isentos de impostos em 2015. Se o percentual escolhido pelo Congresso for sancionado, os trabalhadores que recebem até R$ 1.903,98 por mês, ficariam isentos do imposto. Mas com o aumento de 4,5% sobre as bases de cálculo, como quer o governo, a isenção valeria apenas para ganhos mensais até R$ 1.868,22.
Relacionadas
Principais mudanças fiscais e tributárias anunciadas para 2015
Trabalhadores terão Carteira de Trabalho Digital em janeiro 2015
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…