Se o seu hospital utiliza o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), você já conhece os benefícios de sistematizar informações, certo? Que tal avançar ainda mais automatizando e digitalizando as etapas? Por meio da Certificação Digital isso é totalmente viável e de fácil implementação. O PEP, quando utilizado com o Certificado Digital, elimina 100% o uso do papel, gerando inúmeras vantagens a todos os envolvidos nos processos clínicos.
Benefícios do Prontuário Eletrônico integrado à Certificação Digital
- Segurança para a instituição, profissionais e pacientes: toda documentação é feita no meio eletrônico, eliminando o risco de erro na interpretação da grafia e facilitando a auditoria dos processos.
- Eficiência operacional: o PEP integrado à Certificação elimina 100% o uso do papel. Não é mais necessário transitar pastinhas pelo hospital, assim como armazená-las no SAME. A busca e o gerenciamento dos prontuários torna-se extremamente ágil, eliminando espaços físicos e necessidade de colaboradores focados nestas atividades.
- Redução de custos: sem papel e com processos mais rápidos, os custos são reduzidos drasticamente em todo o hospital.
Integração da Certificação Digital ao Prontuário Eletrônico
A camada de Certificação Digital Certisign é homologada pela MV e Philips e já está integrada no Sistema de Informações Hospitalares (HIS) e PEP das referidas empresas, mas também é possível realizar a integração em sistemas próprios ou de outros fabricantes.
Prontuário médico na prática
Quando o seu hospital integra a Certificação Digital ao PEP, todos os profissionais de saúde recebem um Certificado Digital, que pode ser armazenado no servidor, cartão, token ou nuvem – mais recente inovação. A partir daí, todos os procedimentos passam a ser tramitados no meio eletrônico e assinados digitalmente por meio do Certificado. Sem vai e vem de documentos e proporcionando muito mais agilidade nas etapas.
Ilustrando brevemente, o médico no pronto-socorro solicita à área de medicação via PEP a administração de um medicamento e assina este pedido on-line por meio do Certificado. O pedido, assim que recebido pela área, é avaliado e, quando a medicação é aplicada, a enfermeira responsável pelo processo acessa o sistema e assina, também, utilizando o Certificado. E assim por diante. Esse exemplo pode ser aplicado ao pedido de um exame ou de internação, por exemplo. Note que não foi preciso a impressão de nenhuma via de papel e que, pelo sistema, os pedidos rapidamente circulam entre os envolvidos.
Investimento e implementação do hospital 100% Digital
O investimento pode ser diluído, mas com implementação e, portanto, benefícios, imediatos. Outro ponto importante: você não precisa lidar com diversos fornecedores: do desenvolvimento à entrega do projeto, todas as etapas são executadas e concluídas pela Certisign.
Casos de sucesso
Hospital Regional de Cotia (HRC) e do Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS)
“O processo totalmente eletrônico facilita o armazenamento de dados, a consulta ao histórico e ao prontuário do paciente e a troca de informações entre os profissionais de todos os departamentos dos hospitais. Com essas mudanças, reduzimos a burocracia e retrabalhos, assim como o uso do papel“, Luiz Sergio Almeida da Silva, Gerente de Tecnologia da Informação do SECONCI-SP, responsável pela gestão dos referidos hospitais.
Rede Bem Estar – Prefeitura de Vitória
“Com o Prontuário do paciente integrado à Certificação, os processos e atendimentos tornaram-se mais ágeis, pois o acesso às informações e ao histórico do paciente foi facilitado. Também, foi reduzido o uso de papel. Por ano, deixamos de imprimir cerca de 2 milhões de páginas. Posso afirmar que os processos na área de saúde na cidade Vitória estão 90% digitais“, Marcio Passos, Subsecretário de Tecnologia da Informação, da Prefeitura de Vitória.
Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)
“O PEP, integrado à Certificação, promove eficiência em diversas etapas. A consulta ao sistema é rápida e possibilita acesso ao histórico do paciente em segundos”, Tenente Coronel Alexandre Saud, Chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação, do Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal da Polícia Militar do Distrito Federal.
Você também pode gostar: Transformação digital: conheça as soluções da Certisign para Hospitais
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!