O aumento da demanda por capacidade de armazenamento de dados e informações é originada pela era digital. Diversos dispositivos conectados e geração de fluxo em rede tornam indispensável a adoção de tecnologias e soluções que acompanhem essa evolução. O cloud broker entra nesse cenário como um corretor de serviços de plataformas em nuvem para dar suporte empresarial.
Por meio dele, empresas poderão padronizar seu gerenciamento de serviços em nuvem para aumentar seu nível de inovação, melhorar a colaboração, reduzir os custos operacionais e expandir. Isso oferece aos fornecedores de computação em nuvem a capacidade de padronizar a entrega de seus serviços e diferenciar sua própria rede, fornecendo uma plataforma abrangente de computação em nuvem.
Por isso, abordaremos logo em seguida quais os benefícios do cloud broker e o que ele pode proporcionar. Boa leitura!
O que é cloud broker?
Um cloud broker é uma instância de mediação estratégica que seleciona serviços de nuvem para empresas e as aconselha nesse sentido. Para fazer isso, o broker (corretor) estabelece contatos com vários provedores de serviços em nuvem, verifica suas características e seleciona as plataformas e serviços que melhor suportam os recursos de computação em nuvem para seus clientes a partir de suas ofertas abrangentes de soluções.
Os cloud brokers são consultores que documentam o estado atual das responsabilidades de TI da empresa e, após o inventário, analisam quais serviços são essenciais e quais podem ser terceirizados para os provedores. Dando um panorama de como distribuir as cargas de trabalho e responsabilidades de acordo com as demandas da organização
Como especialistas em TI, eles fornecem aos clientes recomendações para o uso de serviços em nuvem, auxiliando na seleção e integração de aplicativos e garantindo uma transição suave entre os serviços de vários fornecedores. Além disso, eles promovem um gerenciamento de identidade contínuo.
Quais os benefícios do cloud broker?
O cloud broker fornece um modelo operacional de arquitetura, negócios e TI que pode ser usado para implantar, gerenciar e adaptar vários serviços em nuvem. E isso está dentro de uma estrutura consistente de implantação, cobrança, segurança, administração e suporte. Diversas vantagens podem ser atribuídas a essa modalidade de suporte profissional dentro das necessidades de diversas empresas no mercado.
Logo abaixo estão os principais benefícios do cloud broker para melhorar o desempenho de negociação, implantação e acompanhamento do serviço em nuvem. Veja!
1. Diminuição dos custos
A redução de custos é um dos benefícios do cloud broker. A capacidade de customizar o serviço em nuvem, que também se enquadra no termo de serviço, auxilia a contratar apenas o que é realmente necessário. Além da função intermediária do uso da experiência de computação em nuvem do corretor para adaptar os serviços oferecidos às necessidades específicas dos negócios.
Dessa maneira, você pode integrar diferentes características de cada provedor em nuvem de maneira consistente, trazendo economia ampla para a organização. As funcionalidades adotadas atuam organicamente sem perdas com módulos desnecessários ou que não se apliquem ao contexto do modelo interno de negócios.
2. Validade jurídica
O cumprimento dos contratos é parte do gerenciamento característico dos benefícios do cloud broker. A validade jurídica se dá pela intermediação feita para assegurar que as transações e as cláusulas contratuais sejam cumpridas. O conhecimento em negociação e cumprimento legal das regras de prestação de serviços dominadas pela equipe de cloud broker proporcionam maior clareza.
Outro ponto é que mesmo após a implantação do sistema em nuvem, o monitoramento da supervisão e suporte são feitos pelo cloud broker a fim de acompanhar se a qualidade está sendo mantida e se as responsabilidades previamente estabelecidas estão sendo devidamente cumpridas. Isso permite a validade jurídica, pois, caso alguma inconformidade ocorra, as providências podem ser tomadas imediatamente.
3. Maior segurança
A segurança da informação é um tema constante e de grande valor. Afinal, os dados se tornaram ativos essenciais para a definição estratégica dos rumos. Por isso, dentre os benefícios do cloud broker está a qualidade de proteção digital oferecida pelos fornecedores desde as permissões de acesso a mecanismos de criptografia.
Isso pode ser feito para aumentar o valor do programa de computação em nuvem, integrá-lo melhor e torná-lo compatível com os regulamentos. Um termo relacionado é o do verificador em nuvem, que pode ajudar no gerenciamento do ciclo de vida dos dados, incluindo a sua transferência da organização para a nuvem e a criptografia dos arquivos.
4. Otimização de tempo
Sabemos que o tempo é algo precioso no ambiente corporativo, a demora no processo de uma tomada de decisão pode trazer perdas. A objetividade para obter um serviço em nuvem que atenda as reais necessidades de negócio é fundamental para evitar um gasto elevado de tempo para escolher a melhor opção.
Logo, um dos benefícios do cloud broker é possibilitar a integração de serviços de nuvem. Essa função adicional combina os ambientes de nuvem pública e privada na organização, via ação coordenada e automatização dos fluxos de trabalho nesses diferentes ambientes. Isso também ajuda a reduzir tempo de migração dos dados entre plataformas.
5. Melhor negociação
O cloud broker gera um maior nível de especialização para o processo de negociação. Afinal, muitas vezes, os provedores de nuvem não fornecem preços transparentes nos sites, e os requisitos exatos de computação em nuvem de cada organização tendem a ser únicos. Além disso, um cloud broker ativo terá uma melhor percepção de ofertas no mercado.
Isso abrange obter propostas que gerem vantagens competitivas e de custos, sem mencionar o relacionamento contínuo com os provedores de nuvem. Isso gera grandes benefícios, inclusive, se compararmos um gerente financeiro corporativo que negocia apenas um contrato de computação em nuvem uma vez a cada dois anos, ou pior, nunca o fez.
Dessa maneira, mediante os benefícios do cloud broker, as empresas conseguem melhorar seu desempenho operacional e base de dados. Todos os processos de diagnóstico e escolha de serviços em nuvem é facilitado pela intermediação de uma corretagem de alto grau de competência. Mesmo ainda sendo uma novidade aqui no Brasil, esse serviço tende a se popularizar.
Gostou de aprender sobre o cloud broker? Após acompanhar este artigo, acesse suas redes sociais e nos siga, estamos no Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e LinkedIn. Aguardamos você!
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!