Ambas as tecnologias têm como ponto forte a confiabilidade de seus processos de identificação. Veja como elas podem ser integradas. Quando falamos de Certificado Digital e Blockchain, poucas pessoas conseguem fazer uma conexão entre ambas, achando que são tecnologias excludentes. Além de complementares, elas podem facilitar a execução de uma série de serviços, bem como aperfeiçoar ainda mais os processos de identificação mesmos.
Para explicar melhor como funciona estas duas tecnologias, conversamos com Maria Teresa Aarão, Diretora de Inovação da Certisign, autoridade Certificadora pioneira na América Latina. E a conversa foi bem legal. Confira!
Maria Teresa Aarão: A tecnologia Blockchain não é concorrente da Certificação Digital – inclusive, podem ser usadas para complementarem-se mutuamente. A Certificação permite identificar os indivíduos e as empresas e ainda registrar com segurança suas manifestações de vontade representadas por suas assinaturas digitais com presunção de validade jurídica, e o resultado destas duas capacidades é digital e pode ser facilmente incorporado a qualquer aplicação Blockchain.
E as plataformas Blockchain podem ser utilizadas pelas infraestruturas de chave pública, como a ICP-BRASIL, para aumentar a disponibilidade e os processos de verificação de assinaturas digitais, carimbos de tempo e Certificados em geral de formas muito mais econômicas e perenes do que fazemos até agora.
M.T.A: Não é uma questão de segurança pois esta é garantida na ICP- BRASIL e no Blockchain com os mesmos mecanismos criptográficos: sistemas de criptografia de chave pública e resumos criptográficos (mais frequentemente denominados como Algoritmos de HASH).
Algumas das vantagens de integrar o Certificado Digital ao BLOCKCHAIN são: registros de processos de identificação, entrega e revogação de Certificados não-dependentes do agente certificador, pois estarão em uma rede distribuída e compartilhada.
M.T.A: Acreditamos que estamos muito próximos de um movimento de integração entre a ICP-BRASIL, uma ou mais plataformas de BLOCKCHAIN e plataformas de Ledgers Distribuidos, como o Hyperledger da Linux Foundation. A forma específica ainda está sendo discutida pelas Certificadoras e pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).
M.T.A: Sem dúvida que podem ser complementares e temos visto surgirem aplicações no mercado de saúde, financeiro e de energia em que se utilizam Certificados ICP-BRASIL que podem agregar tanto a pessoa física como atributos profissionais como registro na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e CFM (Conselho Federal de Medicina) para garantir que quem está assinando uma transação é um Advogado, um corretor de seguros ou um médico, respectivamente.
M.T.A: Sistemas em produção ainda não conhecemos. Todos os que temos acompanhado são provas de conceito. Mas acreditamos que em breve isto acontecerá.
Para saber mais sobre os benefícios do Certificado Digital, preencha o formulário logo abaixo. Leva apenas dois minutos!
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…