Bom humor é sinal de saúde emocional e jogo de cintura

Humor Contábil

Em plena segunda-feira. Dia de reunião com o seu maior cliente e começa a cair uma forte chuva. A chuva faz com que as ruas fiquem engarrafadas. Ou seja: atraso. Ao sair do carro, um ônibus passa em cima de uma poça d’água e pronto, a sua blusa branca e passada está encharcada de água suja. O que fazer em uma situação dessas? Opção um: gritar, esbravejar e desistir da reunião. Opção dois: rir da situação e, ao entrar na reunião, contar o “causo” de forma divertida, para amenizar o clima tenso e tornar o encontro mais fluido. A segunda escolha pode te abrir portas enquanto a primeira apenas azeda o seu dia, por isso a resposta é clara: rir é o melhor negócio.

Bom senso é fundamental, porque ser bem humorado torna a pessoa atraente profissional e pessoalmente. O raciocínio é simples: quem gosta de trabalhar com alguém que vive emburrado ou estressado e a cada pergunta ou comentário responde de forma grosseira? Alguém…?

Contadores são profissionais considerados da área de Humanas porque, por mais que trabalhem com números, o contato pessoal com clientes e colegas é essencial para o desenvolvimento das atividades. Hora ou outra é preciso agir como professor, consultor ou até mesmo como colega de trabalho e o relacionamento interpessoal pode facilitar ou atrapalhar o resultado dessas ações.

Além disso, o bom humor é responsável por uma vida mais leve e isso se reflete também no ambiente de negócios. Pesquisadores das Universidades Columbia e do Missouri, nos Estados Unidos, descobriram que as brincadeiras no ambiente de trabalho diminuem a fadiga, o que, automaticamente, te torna mais produtivo e criativo.

O bom humor também é um sinal de que a pessoa está balanceada, que seus sentimentos e opiniões estão equilibrados. Uma pesquisa feita por estudantes da Universidade de Ontário – EUA aponta que pessoas que assistem a vídeos online engraçados no trabalho não estão necessariamente perdendo tempo: estão melhorando o seu humor para produzir mais. Contudo, atenção, nem todo empregador entende assim, muito menos os colegas de trabalho. Só se utilize desse recurso com autorização e conhecimento de suas lideranças, porque o uso indevido das redes sociais pode provocar demissão por justa causa. Assim, não deixe de fazer o balanço da empresa para ver videocassetadas.

Todos sabemos que momentos de relaxamento nos tornam mais produtivo. Por isso, ria. Não se preocupe com rugas, preocupe-se com a sua saúde mental. Ser bem humorado não significa passar uma imagem antiprofissional, pelo contrário: mostra que você tem jogo de cintura para lidar com as adversidades sem deixar a bola cair.

Já possui Certificado Digital? Use hoje mesmo o Clube de Vantagens Certisign: descontos exclusivos em lojas virtuais. Precisa comprar o seu para a entrega da RAIS? Para comprar, clique aqui.

Clube do Contador Certisign

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Lost Password