No dia 3 de setembro, Brasil e Colômbia assinaram um acordo permitindo que as assinaturas digitais emitidas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil e contida no Certificado Digital de origem brasileira sejam aceitas pelo governo colombiano e vice-versa. A parceria foi assinada por representantes dos governos no Ministério de Comercio, Indústria y Turismo, em Bogotá, durante a 5ª Reunião da Comissão de Monitoramento do Comércio.
Certificado Digital no comércio exterior
Pelo acordo, já está certa a implementação do Certificado de Origem Digital – COD para o comércio de bens entre os dois países, o que, na prática, fomentará a ampliação dos micro e pequenos negócios, já que tanto no Brasil quanto na Colômbia as micro, pequenas e médias empresas representam uma parcela significativa para a economia e a geração de emprego e renda. Para a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia – Secex/ME, este é um importante passo para simplificar os procedimentos comerciais bilaterais e melhorar o aproveitamento das mercadorias trazidas pelo livre comércio entre os dois países.
Privilégios do COD
É importante salientar que o Certificado de Origem Digital é necessário para que os produtos de ambos os países se privilegiem de um tratamento tarifário prioritário. Afinal, estima-se que a utilização do COD acarretará a diminuição do prazo para emissão de Certificados de origem para aproximadamente 30 minutos. Vale lembrar que a emissão do documento em papel leva, em média, 24 horas, podendo chegar a até três dias em algumas situações.
A previsão é que haja ainda economia de até 35% dos valores diretos de tramitação e que o COD entre Brasil e Colômbia seja implementado ao longo dos próximos meses, abreviando obrigações e viabilizando o comércio bilateral que, no ano passado, foi de US$ 4,5 bilhões.
Expansão do COD
Além da Colômbia, o COD já está sendo instalado nas relações comerciais entre Brasil e Uruguai. E a estimativa é que a partir de 1º de outubro deste ano, todos os Certificados de origem entre esses países sejam lançados unicamente em formato digital, sendo que a versão em papel só será utilizada em eventualidades de contingência.
O COD já está totalmente implementado no comércio entre Brasil e Argentina, desde abril último, beneficiando todos os segmentos que utilizam a predileção tarifária no comércio bilateral.
O que é COD?
O projeto COD foi contemplado na esfera da Associação Latino-Americana de Integração – Aladi, que propõe a substituição gradual do Certificado de origem preferencial, atualmente emitido em papel, pelo documento eletrônico em formato XML – o COD.
Certificado Digital
É importante lembrar que o Certificado Digital traz inúmeras vantagens em termos de redução de custos, celeridade, autenticidade e segurança da informação para as pessoas envolvidas e as mercadorias comercializadas. A tendência é que, a cada dia, todas as ações de uma empresa fiquem centralizadas no Certificado Digital, já que este instrumento garante a salvaguarda de todas as transações online através de uma assinatura digital.
Clube do Contador Certisign
Você sabia que pode conseguir uma renda extra por indicar Certificados Digitais Certisign aos seus clientes? Participando do Clube do Contador você é comissionado por cada venda de Certificado feita sob sua indicação. Além disso, quanto mais Certificados são indicados, mais chances o profissional da Contabilidade tem de ganhar prêmios.
Ou seja: você oferece o melhor da Certificação Digital, com benefícios exclusivos que só clientes Certisign tem. Preencha seus dados no formulário abaixo para saber mais.
Você pode gostar: Como era a Contabilidade no Brasil em 1822?
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!