Somente em 2011, as Autoridades Certificadoras brasileiras emitiram quase 2,4 milhões de Certificados Digitais no Brasil. Os dados foram apresentados por Renato Martini, diretor presidente do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), durante o Seminário sobre Segurança da Informação, realizado na semana passada.
Martini fez questão de ressaltar que, neste período, o ICP avançou tanto em termos tecnológicos, como de abrangência de atuação. “Do lado tecnológico, as entidades certificadoras contam hoje com chaves de 4096 bits e os usuários finais têm chaves de 2048 bits. Foi um grande avanço”, disse.
Sobre os números da ICP-Brasil, Martini lembrou que ela conta, atualmente, com 42 entidades certificadoras, 650 autoridades de registro, 184 autoridades de registro (CNPJ), 1.119 instalações técnicas físicas, 2.040 instalações técnicas lógicas, seis unidades de auditoria interna e sete auditorias independentes.
O diretor lembrou ainda que, hoje, 358 municípios contam com instalações técnicas. “As instalações acompanham o desenho econômico social brasileiro, por isso se concentram mais no Sul e no Sudeste”. Ainda assim, o executivo afirma que o uso de certificados vem crescendo, e deve crescer ainda mais nos próximos anos.
Fonte: Rede ICP Seguros
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…