Na semana passada, foi desativada a cadeia de certificação V0, primeira versão utilizada na gestão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). A cadeia de certificação representa o elo entre as Autoridades Certificadoras (ACs) e os portadores dos Certificados Digitais.
Pedro Paulo Lemos Machado, diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), afirma que isso simboliza o êxito alcançado pela ferramenta. “[…] Se tivermos que determinar um marco histórico para analisar o êxito do trabalho, encontraremos na cadeia V0 a primeira grande evidência de que a ICP-Brasil é uma estrutura sólida”.
Para Maurício Coelho, diretor da Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, a primeira cadeia impulsionou a implementação das outras versões. “[…] Os desdobramentos vão desde a emissão do segundo certificado da Autoridade Certificadora Raiz, até o aprimoramento de todo o sistema nacional de Certificação Digital”, conclui o profissional.
Fonte: ITI
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…